Páginas

quarta-feira, outubro 13, 2010

PÃO QUENTINHO - CXXVIII‏

QUASE, QUASE, POR UM TRIZ

“Por pouco me persuades a me fazer cristão” (At 26.28)

Jesus falava a grandes multidões. Enquanto ele fazia milagres e multiplicava pães, não sobrava lugar. Mas quando começou a mostrar o caminho da cruz e das dificuldades de uma vida de fé num mundo sem Deus, foram embora.

A moderna definição de ateísmo não é mais a negação do Divino. Poucos negam a existência de Deus. Pessoalmente não conheço ninguém que o faça. Na verdade, hoje Ele é visto como um Ser fraco, não relevante no cotidiano, e que vive “preso” a um lugar sagrado chamado igreja, capela, salão, sinagoga ou catedral. Nessas condições de não-interferência na vida, Ele não é rejeitado, e até mesmo o procuram em duas ocasiões: já viu alguém recusar uma cerimônia de casamento para si ou o negar o batismo para os seus filhos?

Não é que as pessoas não querem Deus, elas querem um que não faça muitas exigências, um Deus mais “light”, vamos dizer assim.

Quando Paulo esteve preso, o rei Agripa manifestou grande interesse em conhece-lo. Após ouvir de Paulo uma longa explanação  das virtudes de uma vida de fé, o rei se dirigiu a ele e disse: “Rapaz, por pouco me persuades a me tornar cristão” (At 26.28).

Conheço muita gente boa, honesta, inteligente, que traria grande contribuição para o Reino de Deus, mas que também “trava” diante do Mestre. Não vai. Jesus, para eles, é um personagem histórico bom e admirável. Só isso.

Quais são os mecanismos que contam para defender-se psicologicamente de uma real conversão? Tenho algumas sugestões:

Primeiro: todo mundo tem alguma coisa mais importante para fazer antes de seguir a Deus. Isso evidencia que não há um correto discernimento das verdadeiras prioridades da vida. Aí vem Jesus e diz que o seu Reino deve ser buscado antes de tudo, e que as demais coisas haveriam de ser completadas. Em outras palavras: a busca do Reino é que dá um sentido a tudo o mais.

Segundo: medo de ceder, de perder o controle sobre a vida, de admitir que estava “errado”, medo de re-começar em outras bases. É próprio da natureza humana resistir a mudanças intimas profundas, pois elas ameaçam o nosso senso de identidade

Terceiro: Há um medo de ser confrontado por amigos ou familiares, embora creia “secretamente”, como fizeram Nicodemos e José de Arimatéia, “pelo receio” que tinham de seus pares (Jo 19.38-39). Talvez isso explique porque há tão poucas conversões de artistas e famosos quando estão no auge. É mais fácil vê-los confessando sua fé no ocaso da carreira.

Obviamente trata-se de prevenções imaginárias que carecem de fundamento. Deus não rouba a identidade de ninguém, melhora. Deus não tira, acrescenta. Ele não manieta, nem oprime, liberta.

A existência de uma realidade espiritual passa despercebida para a maioria das pessoas, e elas ficam somente  com o óbvio que os olhos enxergam. Faz-me lembrar a história do sujeito que visitou um hospital psiquiátrico e perguntou ao diretor como ele decidia internar um paciente. O diretor disse que enchia uma banheira de água, e entregava um balde, um copo e uma colher. Em seguida pedia que a esvaziasse, e dependendo da resposta era internado. Suspenda esta leitura um instante e pense na resposta que daria. Creio que tanto o visitante, quanto você, encontrou no “balde” a melhor opção, não é mesmo? Mas basta tirar a tampa do ralo. A vida é assim: existem algumas respostas que estão debaixo do nariz, mas não enxergamos.

A bíblia afirma que o “deus” deste século cegou o entendimento dos incrédulos para que não percebam a realidade de Cristo (2Co 4.4). Há um véu posto sobre os olhos,  há uma cegueira coletiva, e o pior cego é aquele que não quer ouvir. É por isso que num mundo secularizado e materialista como o nosso, seguir a Deus é visto como loucura.

Por outro lado, vivemos um aparente “boom” de religiosidade que passa a impressão que as pessoas querem mais de Jesus, mais do Espírito. Tremendo engano. A maioria das pessoas que entram nas igrejas vão com a mesma mentalidade  de quem se dirige ao shopping para comprar algo que satisfaça um apetite ou desejo (E.Peterson). Elas querem Deus sim, mas apenas de “certa forma”. Resumo da ópera: Deus é aceitável, desde que Ele não interfira nos negócios, nos projetos, na forma de vida, nem venha corrigir ou disciplinar, e que também não imponha goela abaixo um livro com mais de dois mil anos como regra de fé e conduta.

No fundo, estão zombando de Deus, embora, obviamente, ninguém admita tal coisa.   

Tive o prazer de ouvir a canção(*) de uma judia russa radicada nos EUA, chamada Regina Spektor. É uma belíssima letra que diz mais ou menos o seguinte...

Ninguém ri de Deus em um hospital.
Ninguém ri de Deus em uma guerra.
Ninguém está rindo de Deus quando está passando fome, frio ou é muito pobre.

Ninguém ri de Deus quando o médico liga depois de alguns exames de rotina.

Ninguém está rindo de Deus quando ficou muito tarde
E o seu filho ainda não voltou da festa.

Ninguém ri de Deus quando seu avião começa a tremer incontrolavelmente.

Ninguém está rindo de Deus quando vê a pessoa que ama
De mãos dadas com alguém.

Ninguém ri de Deus, quando a polícia bate em sua porta
E diz "Temos más notícias, senhor!".

Mas Deus pode ser engraçado em um coquetel,
Quando se ouve uma boa piada sobre Ele...

Deus pode ser engraçado
Quando lhe é dito que ele lhe dará dinheiro se você ora do jeito certo...

Esta é a mais pura verdade.

Pr. Daniel Rocha - dadaro@uol.com.br

(*) clique AQUI para ouvir a música.

2 comentários:

  1. Gostaria de agradecê-la por ser seguidora do Blog Teologia Inteligente. É uma honra para mim que tenha decido acompanhar nosso Blog de Perto.
    Quero aproveitar para dizer que, graças ao apoio de nossos amigos, somos finalistas do Prêmio TOP BLOG 2010. Foi uma grande vitória para o nosso Blog que, afinal de contas, temos apenas um ano de atividade.
    Mais uma vez, quero pedir o seu apoio e o seu voto, para que possamos passar por mais esta disputa.
    Para votar é muito simples e rápido. Basta acessar o nosso Blog, no link www.teologiainteligente.blogspot.com, e você verá as instruções.
    Caso decida nos dar seu apoio, deixe-nos uma mensagem !!!
    Soli Deo Gloria !!!

    ResponderExcluir

•°o.O Blog Frenesi O.o°•

Deixe seu delírio frenético registrado aqui...

Related Posts with Thumbnails