Páginas

segunda-feira, maio 17, 2010

Cogito, ergo sum.

Eis a polemica...Quando tudo parece perdido se ouve uma voz(ainda que baixa), a clamar pela Verdade.

Pouco conhecido entre os ‘’invangélicos’’ atuais João Alexandre, como sempre surpreende pela riqueza nas letras e pela musicalidade inconfundível no seu novo CD. Uma das 12 novas canções dá o tema ao seu atual trabalho, a música tem chamado a atenção de alguns e causado ânsia e por que não dizer cóleras em muitos ‘’adoradores extravagantes’’.

É proibido pensar”. Não teria nome melhor pra expressar o que temos vivido nos dias de hoje, pelo menos pra mim o título fez MUITO sentido, sem contar á letra, que sem medo e com muita ousadia expõe a realidade vivida no meio dito ‘’cristão’’ da atualidade.

[Pensar, na significação etimológica do termo, quer dizer sopesar, por na balança para avaliar o peso de alguma coisa, ponderar.Tomando a Natureza como ponto de partida, podemos observar que as pedras e as árvores existem, mas não pensam; os animais, por sua vez, tem lampejos de ‘’pensamento’’, mas são seres condicionados incapazes de raciocinar. Somente o homem tem a capacidade de construir pensamentos racionais através da palavra escrita e falada e, com isso, transmitir conhecimentos - extraído]. 

Infelizmente mesmo possuindo essa capacidade alguns homens(a maioria), desprezam esse ‘’dom’’ e deixam-se manipular.

Os homens, em fim, querem ser enganados e estão sempre prontos a deixar o verdadeiro para correr atrás do falso...Toda tolice, por mais grosseira que seja, sempre encontra sequazes.Mas, ainda é pouco: quanto mais contrária ao bom senso é uma coisa, tanto maior é o número dos seus admiradores, e constantemente se vê que tudo o que mais se opõe a razão é justamente o que se adota com maior avidez. - Erasmo de Rotterdam* - Elogio da Loucura -1.509 -

Preguiça, medo, comodismo, não sei definir ao certo o que de fato leva o povo a deixar que ‘’pensem’’ por eles.

Sempre acreditei que aprende-se melhor fazendo.

[Este princípio tem relação com as frases inglesas: "learn by doing" (aprender fazendo) e "try and error" (tentativa e erro). é pensando que aprendemos a pensar; é raciocinando que aprendemos a raciocinar. Muitas vezes somos bafejados por um bom intelecto, mas o usamos para o mal. Isso mostra que devemos por em pratica aquilo que aprendemos na teoria. Qual a utilidade de sabermos a Bíblia de cor, se não temos condições de por em prática nenhum de seus versículos?

De que serve assistir durante meia hora a um jornal na TV, ler artigos durante uma hora, se não retivermos quase nada?
é preciso alocar a nossa energia mental para aquilo que estivermos fazendo.Estamos dispostos a nos distrair ou informar-nos? - extraído]

É o mesmo com o pensar-raciocinar, do que nos vale a capacidade do pensamento-raciocínio se não o praticamos? Pensar não é nenhuma virtude exclusiva do nobre, é um atributo comum com que Deus em sua infinita misericordia dotou todos nós. Jesus trouxe uma mensagem pura e simples, Ele poderia ter optado por anunciá-la de forma direta, mas Ele escolheu transmiti-la em forma de parábolas, fez a exposição de Sua mensagem sob forma figurada, levando o povo a PENSAR. As vezes fico pensando com meus botões, quantos homens, mulheres e crianças foram embora depois de ouvirem as palavras de Cristo e se colocaram a pensar sobre Suas alegorias, fixando assim o sentido moral daquilo que Cristo quisera os ensinar.

O homem espiritual discerne bem tudo, disse Paulo em sua 1ª carta aos Coríntios. Discernir espiritualmente é distinguir uma coisa da outra, analisar não mais com nossa mente carnal(que é falha e cheia de conceitos próprios), mas agora guiados pelo Espírito Santo de Deus em Sua sabedoria somos duplamente capacitados a ponderar, formar idéias; raciocinar, cogitar; refletir; ter certo parecer; julgar; prever; ter cuidado; por na balança para avaliar o peso de alguma coisa: PENSAR.

Não existe a proibição do pensar na Bíblia, pois o próprio Deus dotou a Sua imagem e semelhança dessa virtude e os que se tornaram Seus filhos por adoção através de Cristo Jesus, selou com o Seu Espírito Santo que esquadrinha todas as coisas, mesmo as profundezas de Deus. Essa onda de: ‘’não pense, não questione, não fale, não aja só faça o que pessoas ungidas mandam’’, não provém de Deus e sim do próprio homem com uma ajudinha do capeta, claro rsrs. É por isso que a nova música do J.A é extremamente válida para a reflexão do cristão protestante, que sendo um homem espiritual discerne bem tudo.

Aconselho que todos conheçam a canção.

Como vamos apresentar um culto racional a Deus, como iremos transformarmo-nos pela renovação da nossa mente se vivermos inertes, a esperar que pensem, ponderem, avaliem, reflitam por nós?


Como ‘’homem espiritual’’ eu me recuso a viver inerte diante de um ‘’novo clero’’ que dominou os meios ditos cristãos, me recuso a aplaudir ‘’líderes’’ religiosos que vendem benção, manipulam a fé alheia, deturpam da Palavra de Deus em benefício próprio, dominam as mídias anunciando um evangelho maquiado, blasfemam o caminho da verdade ensinando heresias encobertas, com vozes e chororôs fingidos gravam CD’s e DVD’s com canções repetitivas que falam de um Senhor que desconhecem. Sim, eu me recuso a deixar de pensar ainda que isso me custe caro, me recuso a deixar de fazer uso da virtude que o Pai me capacitou mesmo sabendo que pra muitos serei tida como louca, mesmo sabendo que pros próprios ditos ‘’irmãos de fé" não serei compreendida, mesmo sabendo que isso significa remar contra a maré, eu me recuso...pois sei que:

Não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provam de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente.Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. ICor.2:12-15

Cogito, ergo sum = Penso, logo existo.

Texto escrito originalmente em 11/11/2007

Por Cris Corrêa

Um comentário:

•°o.O Blog Frenesi O.o°•

Deixe seu delírio frenético registrado aqui...

Related Posts with Thumbnails