Páginas

segunda-feira, abril 07, 2014

Noé Bem Assim - Noé Pra Tanto!

Eu acho que ''Noé Bem Assim''.

É CLARO e ÓBVIO que o filme não retrata a história do Noé que lemos no livro de Gênesis (isso é fato e qualquer um pode concluir, inclusive uma criança), mas ele retrata a história de um homem que por querer cumprir o propósito de Deus está disposto a fazer coisas que vão além de sua própria razão. O que não é nada anti Bíblico visto as histórias narradas nela.

Vou ressaltar o que achei de bom e de ruim:

1 - No filme a personagem principal se mostra disposta a sacrificar a filha de seu filho, e os próprios filhos ao negar-lhes companheiras, assim como a si mesmo e o restante de sua família visto que começa a achar que após a humanidade ser extinta, eles também morreriam, deixando assim apenas vida animal no planeta;

Bom, ficou chocado quando ele cogitou matar aqueles bebes? O nosso pai da fé Abraão chega a quase sacrificar seu filho (se essa fosse a vontade de Deus ele o faria), o próprio Deus oferece seu único Filho em sacrifício pela humanidade, dar a vida por amor é um ato de fé na Bíblia, então é aceitável que o Noé do filme possa ter cogitado fazer o mesmo.

2 – Há Guardiões de pedra no filme, figuras absurdas. O figurino lembrando o jeans e aqueles metais perdidos no cenário;

Também achei forçado e desnecessário, muito mais as calças jeans do que os Guardiões de pedra hauehuae...É certo que em Gn.7:4 diz que havia gigantes na terra, não diz nada sobre serem de pedras e nem que eram anjos compadecidos com o homem como o filme retrata, mas diz que existia gigantes. A única coisa que os Guardiões que estavam no filme podem representar pra mim é a questão de que:’’As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus...’’ Det.29:29a – Não estou defendendo aquelas figuras, mas chamando atenção pro fato de que nas histórias Bíblicas, inclusive na de Noé nós não sabemos, e talvez nem imaginamos o que estava nas ‘’entre linhas’’, como Noé construiu uma Arca sozinho? Eu já me fiz essa pergunta, não estou falando que os Transformers ajudaram ele mas reconheço que é um mistério pra mim, assim como muitas outras coisas.

3 – O retrato da humanidade sem Deus no filme;

Pra mim foi perfeito, a personagem de Tubal Cain é exatamente o reflexo do homem que se acha um deus, capaz de guiar sua história sem se importar com nada além de si, um ser cheio de si, ambicioso, sujo, maldoso que vive a rejeitar a Deus e diante do possível fim o questiona, desafia, zomba mesmo diante dos milagres observados pelos próprios olhos é descrente. 

4 – Tubal Cain na arca;

Confesso que quando vi achei tão absurdo quanto o resto do filme rs, mas depois fiquei pensando e percebi que há motivos interessantes do pq achamos absurdo; Primeiro, como Tubal Cain era a representação do extremo da maldade humana, não tinha o ‘’direito’’ de estar ali sendo salvo, olha o perigo desse tipo de pensamento. A mania de achar que podemos escolher e selecionar ''os bons'', quem ''merece'' ou não ser salvo, hoje dentro do que entendemos por Graça, ter esse tipo de pensamento nos torna um tanto hipócritas. Me senti muito má quando me percebi pensando isso. Segundo, é uma abordagem curiosa ver que mesmo a descendência que estava sendo salva, mesmo aquela descendência que havia se afastado do mal e se tornado os ''escolhidos'' para um recomeço, mesmo eles estando dentro da Arca rumo a ''nova vida'', ainda assim eles estavam contaminados pela semente da maldade, ainda assim eles estavam dispostos a fazer justiça com as próprias mãos, e desviarem-se dos propósitos do Criador para cumprir os próprios propósitos. Nada diferente de hoje.

É interessante ressaltar que o filme em todo tempo retrata o homem com a semente do pecado impregnada nele, mesmo os descendentes de Noé, e o próprio Noé dão sinais de que estão contaminados por essa semente adquirida no Éden, e que apenas através da misericórdia de seu Criador eles conseguem não ser consumidos e dominados por essa maldade. Tudo isso é Bíblico, tudo isso é a essência do Evangelho. Talvez se o autor tivesse usado um outro nome pra essa personagem e não tivesse dito que estava querendo contar a história do Noé Bíblico, o filme pudesse ter mais impacto positivo. Mas...

5 – O filme reforça o Criacionismo;

Reforça sim, embora muita gente ache que no Criacionismo não caiba uma micro evolução, cabe sim, e seria estupidez rejeitá-la. O que não cabe no Criacionismo é a macro evolução, aliás a macro evolução cabe apenas na teoria. A parte onde é narrado o início, o Éden e o desenvolvimento da maldade no homem foi bem contada.

Sabe, durante o filme tive vontade de me levantar e dizer ‘’blasfêmia’’ hauheuahuehuae ...cheguei a pensar que só faltava uma mascara de Haniball para aquela personagem com o nome de Noé, fiquei por um bom tempo digerindo o que tinha sido aquela porcaria de filme, aquele Noé da depressão, lunático, esquizofrênicos, psicopata, mas em conversa com minha amiga Monica e minha irmã Luciane que assim como eu são inconformadas com o óbvio fomos percebendo que na verdade estávamos bloqueadas de enxergar além do que estava na cara, por já conhecer a história do Noé bíblico estávamos ignorando a história do Noé do filme, que não fugiu de ser um homem comum, pecador mas fiel a seu Criador até o fim, que não escolheu fazer o que é prático e bom aos seus olhos mas escolheu fazer a vontade do Criador acima de tudo pq entendeu que ela era boa, perfeita e agradável ainda que difícil de compreender. O Noé do filme é um homem comum, que luta pelo que acredita estar certo, e nessa luta fica perdido, desorientado, confuso assim como qualquer outro, mas no final faz a escolha certa, e demonstra o motivo pelo qual seu Criador o escolheu.

6 – O arco-íris fez falta;

Há quem diga que viu um arco-íris no final, eu não vi e sinceramente nem me lembrei que tinha arco-íris  na narrativa de Noé, de tanto que o filme fugiu do Noé Bíblico que eu já não esperava mais nada. Mas achei bom que não deram atenção pro arco-íris, não acho que tenha feito falta, não naquela história, não para aquele Noé.

A história do Noé Bíblico não foi retratada no filme nem de perto e nem de longe rs, isso é fato, óbvio, e uma pena pois é uma historia interessantíssima, mas a história que foi retratada me fez perceber que meus conceitos estão contaminados, que me tornei alguém que rejeita sem avaliar, que se esqueceu de reter o que é bom.

Percebi o quanto temos falhado como igreja ao abordar histórias como a de Nóe como contos infantis, educamos nossas crianças mostrando a personagem Bíblica fofinho rodeado de animaizinhos quase um Dr. Dolittle, quando na verdade é uma história séria, que denuncia a maldade humana ao extremo, que demonstra a necessidade de um ''extermínio'' pra um novo recomeço. Não é bonitinho, e nem fácil de aceitar e entender.

Por fim, me decepcionei? Sim, mas não totalmente. Fiquei decepcionada como a maioria pelo fato do filme fugir completamente da narrativa Bíblica, mas achei interessante as reflexões que o filme me trouxe, por isso não vejo motivo pra todo esse esperneio e rejeição ao filme. ‘’Noé pra tanto’’. :)

•°o.O Postado por Cris Corrêa O.o°•
Related Posts with Thumbnails