Páginas

sexta-feira, janeiro 14, 2011

PÃO QUENTINHO - CXXXIV‏

DEUS ESTÁ NO CONTROLE?

Adianta orar? Deus sabe o que está acontecendo? Se sabe, por que deixou acontecer? Ele pode resolver? Ele domina o mundo ou se retirou dele? Ele não podia ter impedido o deslizamento do morro... o tsunami.... as torres gêmeas...?

Essas são perguntas que frequentemente aparece nos lábios, não apenas de incrédulos  – que resolvem cobrar de Deus tudo o que acontece de ruim, mas também de alguns setores do mundo cristão, que parecem mais propagadores de um “deísmo”, ou seja, uma postura filosófica que admite Deus como criador do mundo, mas que retirou-se para um lugar distante, não mais intervindo em sua Criação.

Vivemos numa época em que Deus é visto como “fraco e impotente” e incapaz de resolver os grandes problemas da humanidade. O escritor Nobel, Elie Wiesel, um judeu sobrevivente dos campos de concentração, reage a isso dizendo que “se Deus é assim, acho que seria melhor se ele renunciasse e entregasse seu cargo a alguém mais competente”.

Compreendo que é difícil falar do poder e da soberania divina em meio a tantas coisas desagradáveis acontecendo ao redor. Não é incomum cristãos lançarem uma ponta de dúvida aos céus, perguntando se Deus estava realmente “prestando atenção” naquilo que tantos aborrecimentos lhes trouxe.

Entretanto, temos muito a aprender com a revelação dada pelas Escrituras, onde encontraremos de modo incontestável a verdadeira natureza, de que o Eterno tem domínio sobre todas as coisas, fatos e acontecimentos. Erramos, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. Pretendo começar por Jesus:

O Mestre desejava preparar um lugar para passar a Páscoa com seus discípulos, e eles perguntam: “onde queres que a preparemos?”. Ele diz: entrem na cidade e lá vocês encontrarão um homem que está levando um cântaro de água e sigam-no até a casa que ele entrar (Lc 22.10).

Relato impressionante: Jesus está a quilômetros do local, os discípulos ainda não partiram, e ele sabe que no momento que eles chegarem à cidade, estará passando alguém com um vaso na cabeça e que entraria na casa previamente escolhida.

Tem mais: Jesus precisava de um jumentinho para a sua entrada triunfal em Jerusalém  e manda dois discípulos entrarem na aldeia e lá achariam presa uma jumenta e, com ela, um jumentinho, e deveriam desprende-la e levar-lhe (Mt 21.2). Quem colocou ali aqueles animais, e como soube Jesus?

Mas ainda não acabou: Cobradores vieram a Pedro exigir-lhe duas dracmas de imposto do Mestre.  Jesus manda Pedro ir ao mar, lançar um anzol e o primeiro peixe que ele fisgasse acharia um estáter (moeda grega de prata), equivalente a 4 dracmas, o suficiente para ambos (Mt 17.27).

Até mesmo para coisas triviais e aparentemente insignificantes como os pardais, Jesus diz que nenhum deles cai na terra sem o prévio consentimento de Deus. (Mt 10.29).

Ora, esses fatos não são apenas um exercício de predições e conhecimento sobrenatural, mas é uma clara mensagem que Ele cuida dos detalhes, que nada foge ao seu conhecimento.

Outro ponto do qual muitos duvidam é sobre a real capacidade de Deus ter algum controle ou domínio sobre o crescente poderio econômico e militar das nações. 

Na verdade, para Ele, as nações são consideradas “como um pingo que cai dum balde, e como um grão de pó na balança” (Is 40.15). Deus não se impressione com a dominação que elas aparentemente detêm. Onde estão hoje os hunos?  Os grandes impérios romanos, gregos e egípcios?  O Britânico – onde o sol nunca se punha?  O muro de Berlim? A temível União Soviética? Pra onde caminha o outrora poderoso “tio Sam”? “Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles todos” (Sl 2.4).

Fica muito claro o poder do Eterno quando manifestou a sua decisão contra a então invencível Assíria: “Como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará, porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem, pois o invalidará?” (Is 14.24-27)

O Seu poder e a Sua determinação são tão tremendos que Ele chega a desafiar:  “Agindo eu, quem o impedirá?” (Is 43.13).

No campo individual, Deus tem propósitos para nossas vidas. No drama de Jó, que no fundo é o de todos nós, ele reconhece a soberania divina sobre os acontecimentos de sua vida, afirmando: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42.2).

Deus não está à mercê dos acontecimentos. Ele não é pego de surpresa por nada.

O cosmos, as estrelas e as galáxias não estão aleatoriamente espalhadas por aí: “Ele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; nem uma só vem a faltar” (Is 40.26). Astrônomos costumam batizar estrelas com nomes porque eles não sabem como o Altíssimo as chama.

Não se trata de  mera linguagem poética ou enlevo emocional. A todo o momento o céu está invadindo o espaço humano, trazendo Deus entre nós.  Trata-se de um Deus totalmente bom, poderoso, competente, que cuida e se interessa por cada um. Nada pode nos separar de seu amor: nem Satanás, nem instituições, nem a maldade, nem tribulação, angústia, perseguição, ou morte.

Não existe um cristão verdadeiro que já não tenha experimentado por diversas vezes o cuidado, o zelo, e as surpresas que Deus gosta de fazer. Aliás, a bíblia diz que “os olhos do Senhor passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele” (2Cr 16.9).

Blaise Pascal (1623-1662) nos deixou uma belíssima oração que nos ensina muito sobre o cuidado divino:

“Somente tu sabes o que me é conveniente. És meu Mestre soberano. Opera em mim conforme a tua vontade. Concede-me, ou toma de mim, de acordo com teu intento, não o meu. Sei apenas, Senhor, que devo seguir-te e não te ofender. Ademais, não sei o que é bom ou ruim. Não sei o que me é propício, saúde ou doença, riqueza ou pobreza, nem qualquer outra coisa deste mundo”.

Creia-me: Deus sabe todas as coisas, e Ele está agora ao seu lado, cuidando de ti.

Pr. Daniel Rocha - dadaro@uol.com.br


Um comentário:

  1. Um ótimo texto, realmente a questão é que não paramos para observar em pequenos detalhes nas escrituras, detalhes reveladores, que falam diretamente conosco.
    Que Deus te abençoe sempre!
    :D

    ResponderExcluir

•°o.O Blog Frenesi O.o°•

Deixe seu delírio frenético registrado aqui...

Related Posts with Thumbnails