Páginas

quinta-feira, dezembro 23, 2010

Coração. Você conhece o seu?

Revirando coisas velhas achei alguns rascunhos que escrevi há alguns anos atrás sobre o coração. O coração segundo a Bíblia é enganoso: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" Jeremias 17:9. João Alexandre canta: "Coração, um amigo, um bandido talvez, quem te conhecerá?". Eu nos ultimos anos tenho perguntado a mesma coisa, quem pode conhecer o coração?

Não é de hoje que desconfio que este orgão que pulsa no peito de forma avassaladora assim como insignificante, é dotado de burrice. Sim, você leu exatamente isso: o coração é burro, além de estúpido, teimoso, frágil, sujeito, ele também é uma propriedade seca, esgotada e estéril. Se matem povo! O homem nunca poderá conhecer seu coração. Fato.

Quantas vezes ele já fechado, seguro e firmado, deixa-se invadir? Então não há mais razão. Idéias confusas, sentimentos latentes, apetite fugaz, desejo contínuo, batidas destoadas, fragmentos de harmonia. Falta-lhe paz, concordância, entendimento. Já salvo, absolvido e livre, prende-se em correntes, logo vem a escravidão. E lá vamos nós de mãos atadas, olhos vendados, devaneio feroz, intenção cruel...

Enganamo-nos toda vez que pensamos te-lo entendido. Até formulamos teorias para explicar atitudes que tomamos guiados por ele, o coração.

Há uma luta, um combate, guerra silenciosa que é travada em nosso peito e jamais se ouvirá os estrondos dessa agitação. A batalha é continua e solitaria. 

Por vezes  até conseguimos distrair o coração com migalhas de um sentimento que aos poucos revela-se superficial, até que ele traga o que estava em oculto dentro do mesmo espaço que enganados guardavamos esperança. E então somos surpreendidos mais uma vez com nós mesmos.

Mas não desanimem, tudo que escrevi pode ter saido diretamente do meu coração, e como ele é enganoso, vocês podem ter esperança de que a casmurrice presente será vencida, ou podem começar a guiar-se pela razão. A escolha é toda sua...

Por Cris Corrêa

2 comentários:

  1. Ola! No momento estou apenas seguindo o seu blog, mas prometo voltar para comentar as suas postagens! se puder seguir o meu agradeceria , passa la? Assim criamos um vínculo que ajuda da divulgação de ambos os blog! Abraços
    http://medicinepractises.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, esse texto... você diz e se desdiz. Hahaha! E é bem assim que o coração se porta; por isso tão duvidoso e perigoso. Não é à toa que quem se deixa mover por ele acaba se ferrando em algum instante. Beijón!

    ResponderExcluir

•°o.O Blog Frenesi O.o°•

Deixe seu delírio frenético registrado aqui...

Related Posts with Thumbnails