Páginas

quinta-feira, novembro 18, 2010

PÃO QUENTINHO - CXXIX‏

Cruz Crédulo

Confesso que fiquei perplexo em ver nesta última eleição como foi disseminado pela internet o pânico caso ocorresse a vitória de determinado candidato. Foram manifestações de todos os setores evangélicos, beirando a paranóia. Nas inúmeras mensagens que recebi havia sempre algo em comum: um suposto conhecimento de alguma potestade espiritual que estava em ação. 

O que mais me chamou a atenção é que nunca houve esse aparente “discernimento” espiritual antes, nas iniqüidades que se acumularam no Brasil nos últimos quinhentos anos. Nunca ninguém se levantou contra as iniqüidades de um velho “coronel” que se tornou presidente, que tem mantido o povo de seu estado sob a mais profunda miséria há meio século, fazendo dele o estado mais pobre do Brasil, com constantes surtos de difteria e disenteria, e o maior índice de mortes de prematuros.... Mas nunca ninguém se levantou contra isso. Um outro presidente, dos mais nefastos, se elegeu ganhando de um candidato que foi ”satanizado”, mas seu governo não chegou ao fim. Por ironia, foi o único presidente que sabidamente fazia rituais de magia negra nos porões do palácio, mas nunca ninguém se manifestou contra essa “iniqüidade”.

Não posso dar credibilidade a tantas visões “espirituais” com aparência de discernimento, pois diariamente nos é repassado através do correio eletrônico, com a mesma “credulidade”,  coisas do tipo:
“Está faltando um dia no universo e um crente da Nasa descobriu a resposta na bíblia quando Josué fez o sol parar”. Pura invenção!

“Foram encontradas as ossadas de homens gigantes que comprova que a Bíblia tinha razão”. Tudo montagem!

“Bill Gates é a besta”. Eu o acho muito esperto!

“Hellmanns significa homem do inferno”. Quanta criatividade!

“Não tome o suco Ades, porque no grego Hades significa inferno”. Jesus!

“Não usem fraldas Pampers nem sabão Ariel pois a Procter & Gamble fez um pacto com o Diabo”.  Sem comentários!

“A frase “Ra-tim-bum” que cantamos no Parabéns é uma maldição persa que significa “Eu te amaldiçôo”. Essa é a campeã!

“Repasse esta mensagem pois a Aol vai rastrear e pagar US$ 0,05 para a menina da foto que tem uma doença rara na Eslovênia....”. E o solidário internauta dispara tão piedosa mensagem para todos os seus contatos!
Ninguém verifica se as coisas são de fato assim. Este é o mal da credulidade: acredita em toda aparência de sobriedade espiritual. A credulidade é o mal do nosso século, pois confunde fé com acreditar em qualquer coisa que “pareça” razoável. É por esse motivo que milhões se curvam aos Macedos e Waldemiros, que usam uma “aparente” lógica bíblica para arrebatar milhões de seguidores. Tente discutir com alguns de seus fiéis e você entenderá o que significa estar cego pela credulidade.

A alma do brasileiro é assim, crédula. E há boas razões para isso:

1º)Temos sangue tupiniquim nas veias;
2º)Fomos catequizados pelo catolicismo português que para cá veio, o mais retrógrado e obscurantista de toda a Europa;
3º)A forte presença de escravos africanos trouxe influências, simpatias e visão de mundo que nossos pais e avós nos legaram;
4º)Atualmente tudo nos é explicado pela visão espiritista-esotérica (não há um filme ou novela que não trate a reencarnação como fato).

Não tenho dúvidas que inúmeras práticas evangélicas hoje tem origem nas poderosas influências que a nossa religiosidade herdou.

De onde vem a crença de que “objetos” podem ter em si poderes espirituais? Ora, isso é a chamada crença animista, típica dos povos primitivos. Por que certos pastores pedem para colocar um copo d’água sobre a TV enquanto ele ora? É uma doutrina espiritista (água fluidificada), e a bíblia jamais ensinaria tal prática. De igual forma, as roupas dos doentes se transformaram em “pontos-de-contato” (kardecismo) ao orar para algum enfermo. E o poder e fascínio que determinados líderes exercem é próprio das figuras do xamanismo.

Impressionante como que pastores até então tido como referências, se deixaram levar por uma pseudo-espiritiualidade que encontrou forte eco junto aos fiéis, pois a nossa alma é assim, ainda está carregada desses valores, dessa visão. O neopentecostalismo nunca abandonou as antigas crenças que os seus fiéis trouxeram – apenas deu-lhes uma nova roupagem.

A verdadeira fé em Deus é aquela que nos liberta de toda visão dominante no inconsciente coletivo dos povos.

Não há espaço para ponderar, analisar, pesar os fatos. Foi dito por um pastor que uma candidata sabidamente cristã era “duas caras” por não ter se manifestado radicalmente num determinado tema. Toda sua vida passou então a ser analisada por aquele único aspecto. É aquela visão maniqueísta de que o adversário é “totalmente mau” e o meu favorito é “totalmente bom”.

Esse tipo de coisa valoriza esse tipo de pastores, pois mostra a sua “espiritualidade” de enxergar coisas que ninguém mais vê. Impressionante como se assemelha ao gnosticismo que pretendia dominar a igreja nos seus primórdios e mostrar uma espiritualidade mais “fervorosa” que a dos apóstolos.  Paulo se refere explicitamente a eles quando escreve aos Colossenses: “não se deixem levar por pretensa humildade, culto dos anjos, visões, não manuseies isto, não proves aquilo...”. Judas diz que são como “sonhadores alucinados” (Jd 8) e “aduladores dos outros, por motivos interesseiros” (Jd 16).

A impressão que se tem é que aqueles gnósticos eram muito espirituais. Mas não eram, eram místicos e obscurantistas. A questão é que isso seduz, porque mexe com o imaginário!

Não podemos enveredar por esses caminhos. Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, ensina Tiago, pois a sabedoria lá do alto é “pura, pacífica, tratável, plena de misericórdia, e imparcial” (Tg 3.13-17). O apóstolo Paulo nos aponta para uma postura sóbria, serena e equilibrada.  Por esse motivo, diz ele, “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe os vosso pensamento" (Fp 4.8)
  
Pr. Daniel Rocha - dadaro@uol.com.br

Um comentário:

  1. Paz querido, passando pra conhecer o Blog, muito bom viu.. Que Deus continue abençoando seu trabalho e que muitas vidas possam ser edificadas.Ja estou seguindo, quando possivel me faça uma visita.. abraço

    Diego Batista
    http://conversandocomiave.blogspot.com/
    @diegobatista25

    ResponderExcluir

•°o.O Blog Frenesi O.o°•

Deixe seu delírio frenético registrado aqui...

Related Posts with Thumbnails