Páginas

sexta-feira, julho 30, 2010

Você se acha grande?

Ah é claro que como cristão a resposta é imediata, “não sou nada”. Ainda que “se ache”, sinta-se superior aos outros, seja por ter maior conhecimento, por ter mais dinheiro, ou por ser mais bonito(a) do que a maioria, ainda assim o cristão é incentivado a desenvolver a idéia de que ”não é nada”.

Hipocrisia ou não essa resposta é vista como uma atitude de humildade. Humildade esta que vemos faltar no dia-dia, na condução das prioridades da “igreja”, na compreensão ao próximo, no reconhecimento de um erro, no auxilio as necessidades alheias. Enfim, falamos que não somos nada porque achamos que isso faz de nós pessoas humildes, mas será que sabemos o quão pequenos somos?

Vamos esquecer por alguns minutos que somos cristãos, e vamos olhar para essa questão ‘’a olho nu’’.

Diante da imensidão do universo: NÓS! É complicado definir nosso "tamanho" diante de tanta grandeza, não acham? Pois é, eu não acho, tenho certeza.

Por muito tempo pensei que estivéssemos no centro do universo. Tudo girava à nossa volta, pra ser mais específica cheguei a acreditar que tudo girava em torno da minha pessoa, sabe aquele egocentrismo habitual? Então. Hoje penso que a humanidade escolheu acreditar nisso para que nossa insignificância não escape do nosso controle. 
Já pensei que as estrelas eram brilhantes encravadas num globo preso á Terra por linhas invisíveis, e o Sol nosso escravo fornecedor de luz e calor. Ingênua, eu sei. Mas infelizmente é essa a visão que adquirimos na escola.
Hoje é difícil aceitar que a Terra é apenas mais um planeta girando em torno de uma estrela, ao me deparar com a imensidão de um universo totalmente desconhecido pude sentir (ainda que por alguns minutos), o quão nada eu sou, me deu um frio na barriga, por alguns segundos senti medo, por alguns dias enquanto pensava o quão nada nós, uma humanidade “gigantesca”, somos; ainda sentia o frio em minha barriga e um pouco de medo, nem sei explicar do que.

Entender que somos companheiros do Sol numa galáxia com mais de cem bilhões de estrelas, e, ainda, que a Via Láctea é apenas mais uma das dezenas de milhares de galáxias que já foram observadas e devidamente catalogadas, é compreender que por mais que nos achemos grandes, por mais inteligentes que venhamos nos tornar, por mais ricos, bonitos, ou sei lá o que, que um ser humano possa se tornar ainda assim ele será um nada, menos que poeira espacial.

Se imaginarmos o Sol como uma bola de basquete, a Terra seria do tamanho de uma cabeça de alfinete de mapa, e Júpiter - o maior planeta do sistema - fica com o tamanho de uma bola de pingue-pongue. Voltando ao Sol – bola de basquete. Então nossa casa, o planeta em que vivemos não passa de uma cabeça de alfinete.
 
Pois é pessoas, sugerir que somos grandes beira o absurdo! Se já diante dos fenômenos da natureza próximos de nós, como os oceanos e as montanhas, cachoeiras, etc, perdemos o fôlego, imagine diante da imensidão do universo?
E agora voltando a olhar pelo angulo cristão, nossa pequenez se faz ainda maior diante da imensidão do nosso Deus. Acredito que diante da imensidão Dele, fôlego é algo que até pode perder o sentido.

Mas vamos ao ponto principal de toda essa reflexão, que é somos pequenos no universo, mas mesmo assim dentro desse pequeno e insignificante mundinho, chamado Terra, esta cheio de pessoas que pisam umas nas outras, escravizam uma as outras, matam uma as outras, desprezam umas as outras e tudo porque se sentem superiores aos outros. Se não nos sentimos melhores do que os outros por termos mais dinheiro, nos sentimos melhor porque acreditamos ou não em Deus, por termos algum status no serviço, faculdade ou meio social, por nos sentirmos mais bonitos e inteligentes do que os demais e por ai vai, são infinitos motivos inúteis que encontramos para diminuir o outro, esquecendo de que todos somos do mesmo tamanho, se é que me entendem.
É interessante "de vez em quando" abrirmos a janela e ver as casas mal acabadas, crianças mal alimentadas, homens e mulheres correndo sem um ideal e sem um futuro, talvez isso nos leve a pensar mais sobre os valores cristãos, talvez isso nos leve a pensar no por que Deus nos colocou aqui nesse insignificante planeta.

Seria interessante aproveitarmos essa reflexão pra tentar achar uma resposta para o papel da ‘’igreja’’ na sociedade, ou para a falta de um papel significante nela. Ás vezes me pergunto onde a ‘’igreja’’ esta? Se achando grande, talvez? Vivendo numa utopia, talvez?

A realidade é que não precisamos ficar voando em perguntas e nem caminhando atrás das respostas. OLHAR PARA O CÉU, e reconhecer nossa pequenez pode ser um bom caminho para o desenvolvimento do amor a Deus e olhar misericordioso para com o próximo.

Ps: Para melhor compreensão do texto acesse os links indicados:

• Assista o vídeo do "Hubble Ultra Deep Field", a imagem mais importante já fotografada pelo Telescópio Espacial Hubble (HST), uma imagem de 78 Bilhões de anos-luz de distância.

Obs: Existem divergências quanto ao real tamanho do Universo, uns defendem 14 bilhões de anos-luz de diâmetro total, outros 75 ou 78 bilhões de anos-luz apenas de raio sendo o diâmetro total o dobro disso.

• Estas imagens vistas juntas ajudam a compreender o quão vasta e imensa é nossa vizinhança imediata. Nossa galáxia inteira não representa nada mais do que um grão de poeira na escala cósmica. Veja:

 
• Assista também a animação "Planets and stars size in scale", mostrando o diâmetro de alguns planetas de nosso Sistema Solar e Estrelas próximas em escala aproximada.


Por Cris Corrêa

Um comentário:

•°o.O Blog Frenesi O.o°•

Deixe seu delírio frenético registrado aqui...

Related Posts with Thumbnails