Páginas

segunda-feira, maio 17, 2010

Sindrome de Edivania

Muitos “evangélicos” ficaram revoltados com as cenas de uma personagem da novelinha das 8 na emissora Globo. A crenta Edivania incitou uma multidão em nome de Deus para linchar uma grávida e seus dois maridos.

Confesso que tb achei exagero, tudo bem que os evangélicos são em maioria ignorantes, cheios de justiça própria e tudo mais, mas linchar uma mulher grávida?

Sei lá, não creio que chegue a tanto. Mas tb não serei tola em por minha mão no fogo hehe...tem doido pra tudo.

Diante de toda essa polêmica e da apelação da emissora em mais uma vez dizer que quem segue Jesus é fanático, louco ou tem fogo na bunda, como sempre fizeram questão de passar. Me esqueci do preconceito idiota da Globo e me pus a pensar sobre a personagem. As características que a constroem, o que move essa obsessão contra o pecador e não contra o pecado. Essa mania de resolver tudo no soco, no grito, de ver o capeta em tudo e todos, de achar que pela força é capaz de convencer alguém do seu pecado. 

O triste foi que depois de ficar pensando sobre, cheguei á conclusão que Edivania, a beata radical capaz de criticar, por comportamento pouco, ou 'nada cristão', até mesmo o Pastor de sua igreja, formando facções, esta presente dentro de muitos crentes. Talvez ela não se mostre assim como na novela, mas ela habita muitos corações, visto a reação de alguns “ermãos” diante do 'pecador'.

Quantos não ficam sentadinhos no banco da “igreja” só esperando alguém cair pra correr apontar o dedo, e com um sorriso cínico dizem: Eu sabia? Ou quantos não usam os púlpitos para humilhar as pessoas jogando indiretas sobre suas vidas ao invés de tratar individualmente com amor?

É difícil vermos irmãos com as mãos estendidas para ajudar o outro se levantar, a sensação que tenho é que a maioria só ajuda afundar rs...Olham com desprezo pra quem julgam ser “mais pecador” do que eles. Já vi crente que atravessa a rua pra não dividir a mesma calçada com mendigo, drogado, prostituta, ou até mesmo com esses jovens que se vestem de preto. Já vi pessoas que se dizem evangélicas se recusando cumprimentar alguém que se assume gay. Como se as pessoas fossem leprosas.

A síndrome de Edivania, faz julgar pela aparência, e faz esquecer que o cristão deve julgar sim, mas baseado na reta justiça, sem deixar de lado o amor tanto pregado por Cristo e seus discípulos. Essa “doença”, cega, faz com que se enxergue os erros alheios deixando os próprios de lado. Ela diz que todo erro que se comete é culpa do diabo e faz esquecer que na verdade é obra da própria carne. Gera um sentimento de superioridade, julgando os outros como sendo menos ou mais santos. Despreza o doente de alma, mesmo sabendo que foi justamente pra estes que Cristo veio. Essa síndrome pode levar a morte, o primeiro sintoma é manifesto em um pequeno membro do corpo humano, a língua que por ser cheia de peçonha mortal rapidamente contamina todo o restante do corpo, infelizmente ela tb é contagiosa, ataca corações fracos, invejosos, facciosos e cheios de si, rapidamente tira qualquer faísca de misericórdia que possa existir em alguém. A pior reação que a Síndrome de Edivania causa, é a de achar que toda carnalidade vem de Deus.

Eu só peço a Deus misericórdia e Fruto do Espírito: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Só através do Espírito Santo podemos ficar imunes a essa doença. Pois é Ele quem nos convence de todo pecado, e é Ele que nos molda e nos constrange diante dos nossos próprios erros.

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
Tg.1:19-22
 
Que tal desligar a TV e ler a Bíblia?


Por Cris Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

•°o.O Blog Frenesi O.o°•

Deixe seu delírio frenético registrado aqui...

Related Posts with Thumbnails