Páginas

segunda-feira, maio 17, 2010

Olha só o que eu fiz

Desde muito cedo existe no ser humano a vontade de ser notado. É só observar as crianças, e logo se percebe que qualquer rabisco que fazem, correm e mostram á alguém, é nítido que o sentimento de: Olha só o que eu fiz! É algo nato no homem. É de costume para adultos elogiá-los por suas criações, mesmo que façam coisas abstratas, ainda assim recebem elogios e palavras de encorajamento, e isso os motiva a fazer mais, e por conseqüência continuam a mostrar seus feitos, pois acreditam que realmente estão se saindo bem. Exceto quando é algo que traga reprovação, algo ruim, já definido como feio, ai a tendência é esconder.

Eu como uma ‘boa ser humano’, ainda que por vezes não praticante, não sou muito diferente. E isso é algo que já venho tentando expressar aqui há algum tempo. Tenho sim esse sentimento de: “Olha só o que eu fiz”, e, é certo que gosto de receber elogios. E tb tenho forte tendência a esconder meus defeitos, minhas limitações, não tenho costume em fazer deles assunto. Procuro não expor meus desejos carnais, e pouco comento sobre minhas falhas. Mas como me considero cristã, procuro sempre achar um meio pra me negar e seguir a Cristo. Eis a questão...

Fiquei tentando me enganar durante um bom tempo, por vezes fingi pra mim mesmo que eu não queria ser notada, que não gostava de receber elogios, que não deixava escondido o que faço de ‘feio’, mas é fato que isso era/é uma grande mentira, afinal eu sou humana. Negar isso não é nada sincero.

Logo que alguns dos meus textos começaram a ficar conhecidos, algumas pessoas me procuravam(ainda procuram), pra me parabenizar, dizer coisas bonitas ao meu respeito, alguns chegam ao absurdo de dizer que são meus fãs, é engraçado, mas muito perigoso ao mesmo tempo pois a maioria não me conhece. Quando o João Alexandre me procurou, e logo depois gostou de um texto meu, e pediu pra usa-lo em suas apresentações, eu me achei a ultima bolacha do pacote, confesso que tive vontade de sair falando pra todo mundo, mas quando olhei pra mim e vi que me portava como criança naquela ocasião, percebi que não passo do verme do coco do cavalo do bandido, e isso só aumentou a reflexão sobre minha natureza, comecei a pensar sobre como faria pra não me deixar guiar por ela nessa questão, como faria pra não ser hipócrita. Apartir disso me perguntei: Quem eu sou? 

A resposta não foi nada satisfatória, pq logo vieram meus defeitos, ninguém melhor do que nós mesmos pra saber onde somos fracos, e onde é que falhamos. Outra pergunta surgiu: “O que será que as pessoas que dizem me admirar pensariam se soubessem?’. A resposta foi: “Veriam que sou imperfeita”. Cheguei ao ponto chave da questão. Nos esquecemos que somos imperfeitos, principalmente quando somos admirados, pq nos acostumamos a ouvir coisas boas ao nosso respeito, ainda que elas sejam inverídicas, exageradas, cheia de confetes, nós acolhemos como sendo verdade, e deixamos de nos ver como realmente somos: imperfeitos. 

Na lógica racional de Descartes:  
Deus = perfeição - Homem = imperfeição

Acredito fielmente que ele estava absurdamente certo.

Temos a tendência a endeusar quem admiramos, pq estamos sempre em busca da perfeição, quando nos deparamos com algo que nos provoca admiração em alguém, automaticamente concluímos que ali esta um ser perfeito, ainda que seja inconsciente, agimos assim. Por isso vejo perigo em ser admirado e, em admirar. Nossa busca pela perfeição humana nos torna cegos, nos faz perder a razão... 

Quero deixar claro que não vejo pecado em querer ser notado, desde que isso não seja o fator principal que te move a realizar, e que sua visão seja realista, e consciente de quem vc é.  Não vejo erro em admirar alguém, desde que tenha a consciência que ali não existe um ser perfeito passivo de erros.

Quando queremos ser notados, percebidos, temos que primeiramente ter uma idéia de quem somos, pra que não sejamos iludidos com o que dizem ao nosso respeito. Só assim deixaremos de agir como crianças, que só buscam elogios para seus feitos, e escondem suas travessuras. Mal podem perceber suas falhas. Paulo nos aconselha a sermos como crianças na malícia, não no entendimento, este é primordial para negarmos nossa natureza. Necessitamos tb saber quem Deus é.

O ser notado se não entender sua imperfeição e ser consciente de seus defeitos, atribuirá pra si a imagem que os admiradores têm dele, e deixará de ser verdadeiro, ou se perderá em utopias. Será tomado por uma ilusão de que é perfeito, pois o que faz gera louvor, aplausos, já não caberá mais erros no seu dia a dia, será quase um 'deus', se deixará colocar em um patamar superior aos demais. Já o ser que nota, se decepcionará continuamente com seus ‘ídolos’, pois estes serão continuamente imperfeitos, jamais poderão sempre fazer coisas dignas de glória.
Cito aqui o querido Caio Fábio, que muito foi aplaudido e honrado e quando ‘pisou na bola’ foi massacrado como se o que aconteceu com ele não fosse conseqüência do que somos, falhos. Seus próprios admiradores o apedrejaram sem reconhecer que não eram dígnos de atirar-lhe pedras, pois todos eram/são imperfeitos homens(iguais).

Sou um ser humano com o sentimento de: “Olha só o que eu fiz!” Não serei hipócrita em negar isso, meu nome esta aí embaixo de cada postagem pra provar o que digo. Mas entendi que não é isso que deve me motivar a escrever, não preciso expor á espera de louvor, ou admiração dos outros. Não devo procurar as esquinas para orar em voz alta, ou dar esmolas com a intenção de destacar o quanto sou 'piedosa'. Mas devo olhar diariamente pra quem sou, reconhecer o QUANTO sou fraca, conhecer minhas falhas(GARANTO que são muitas, e não há NADA de bonito nelas). Me espelhar na pessoa de Cristo, para aprender o que devo mostrar aos outros, assim como Ele, me fazer conhecida pelo que trago em essência e não pelo que faço. Perceber que algumas coisas que realizo, são parte do meu dever  como cristã. Logo não me cabe mostra-las como se fossem grandes feitos dignos de honra, são conseqüência natural de uma nova vida, e o que me motiva a fazer somente Deus pode contemplar, portanto é com o que Ele vê que devo me preocupar. 

Não estamos aqui apenas pra receber honras, glórias e louvores pelos nossos feitos, se não nunca vamos perceber que precisamos melhora-los, e que a perfeição só esta em Cristo, que é Deus manifesto em carne. Não estamos aqui pra conquistar fãs, e sim irmãos. Não estamos aqui pra esconder nossas fraquezas, mas vence-las. Aquilo que fazemos precisa refletir à Cristo, assim irá gerar VIDA, nem sempre nos resultará em elogios ou aplausos, e quem sabe ganhemos uma cruz, ou uma vergonha.

No fundo todos somos ‘iguais’ na condição humana. Só fará diferença aquele que reconhecer sua imperfeição, pois ela coloca em igualdade todos os homens, e nos faz perceber que somos fracos.

Por isso meus caros leitores, preparem-se, eu posso decepciona-los. XD 

“... O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito.” - Fernando Pessoa

Por Cris Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

•°o.O Blog Frenesi O.o°•

Deixe seu delírio frenético registrado aqui...

Related Posts with Thumbnails