Páginas

quinta-feira, julho 08, 2010

Perdemos. Graças a Deus!

Pensando no ultimo jogo do Brasil x Holanda percebi que muitas vezes conduzimos ou somos levados a conduzir nossa vida cristã como uma partida decisiva de futebol.

Quantas vezes entramos em campo preparados, cheios de estratégias e técnicas bem definidas, e até nos saímos bem nos primeiros 45 minutos, mas de repente o jogo vira e nos vemos sem saída, ficamos desesperados para balançar a rede, mas não conseguimos acertar os passes, a bola não acha mais nossos pés, no máximo nossos chutes a gol atingem a trave. Ainda assim acreditamos até o ultimo segundo que milagrosamente sairemos vencedores, mesmo que tudo pareça perdido ainda acreditamos que com um passe de mágicas o tempo se estenderá ou a bola achará sozinha o caminho certo. Mesmo que nosso chute seja pavoroso temos a esperança de que de alguma forma chegará ao seu destino decidindo a partida em que seremos honrosamente vencedores.

Pois é, nos apegamos aos versículos fora de contexto que nos deixam ainda mais confiantes nessa “vitória”. E então traçamos um caminho difícil onde padecemos por falta de entendimento.

Demorei para entender que independente daquilo que sentimos, daquilo que vemos ou vivemos ainda assim em Cristo, na Pessoa Dele e em tudo que Sua vida representa pra um cristão, somos vencedores e isso implica também em perder. Isso mesmo que você leu: cristão também perde. Desculpe se decepcionei alguém com essa notícia, mas essa é uma realidade pouca revelada a você que se considera um seguidor de Jesus Cristo, porém necessária.

Nossa vida não é uma partida de futebol é bem mais complicada e em alguns casos bem menos emocionante do que isso, não tão pouco divertida mas não decidimos tudo em 90 minutos, nem na prorrogação e muito menos na decisão por pênaltis. Nosso ‘’jogo’’ é outro:

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. - Gl.2:20”

Será que os discípulos ao verem Cristo pregado na cruz enxergaram vitória? Claro que não, esse entendimento de vitória na cruz foi adquirido aos poucos conforme o tempo foi passando. A falta de compreensão diante do terror de ver Cristo pendurado, sofrido, torturado até a morte sem dúvidas causou dor e trouxe bastante sofrimento e até decepção a quem seguia Jesus naqueles últimos três anos. As mulheres que foram chorar diante do tumulo não esperavam pela surpresa, mas creram ao contemplá-Lo, talvez sem entender por completo, mas ainda assim creram. Quando a vitória na cruz pode então ser compreendida teve poder de transformar multidões, cada um á seu tempo e de diferentes maneiras. A mesma vitória ainda alcança a muitos, sendo Paulo um desses muitos a concluir:  

Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. - Filp.4:12-13”

Já nós hoje podemos contemplar essa vitória mais facilmente nem por isso a compreendemos com a mesma facilidade. Achamos que Jesus morreu na cruz pra que possamos ter casa nova, afinal precisamos “vencer” no quesito casa própria seria uma derrota terrível ter que pagar aluguel. Nem que pra isso compremos um consorcio em “nome de Jesus”, desses que vendem na TV mesmo.

Por conta dessa idéia distorcida de vitória damos prazos a Deus, ficamos preparados pra levantar cartão no momento que deus cometer alguma falta, se ele exagerar leva cartão vermelho na lata, é expulso até que uma nova partida se inicie, quem sabe um carro novo dessa vez ou um namorado(a) estilo Ken e Barbie, e então o ciclo vicioso recomeça e nos preparamos novamente para vencer, afinal com Cristo é vencer ou vencer.

Longe de mim tirar a esperança de alguém, que tipo de cristã eu seria? Mas nossa esperança deve ser focada em Cristo, e não em nossos desejos carnais, ou em ganancias materialistas(Tg.4:3). O conceito de vitória que o mundo prega não deve ser modelo de vida pra ninguém, sem demagogia, nossa base não deve ser ''ter'' mas sim ''ser''. Algumas vezes há muito mais honra em perder do que em ganhar, precisamos aprender isso.

Acabamos nos esquecendo que a vitória da cruz diz respeito à salvação. Precisamos ser salvos, libertos de nós mesmos, nisso seremos mais que vencedores em Cristo Jesus. Ganhando ou perdendo na vida, nossa vitória esta em Cristo.

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; 
e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. - I Jo.5:4”


Por Cris Corrêa

Um comentário:

  1. É verdade, tudo aqui deste mundo é passageiro, mas a Salvação é eterna...

    ResponderExcluir

•°o.O Blog Frenesi O.o°•

Deixe seu delírio frenético registrado aqui...

Related Posts with Thumbnails