Páginas

quarta-feira, maio 18, 2016

A relação entre Igreja e Estado -- Uma visão Reformada


Os Estados Unidos foram fundados sobre o princípio de que tanto o Estado quanto a Igreja estavam sob o Governo de Deus. O ponto principal está no fato de que os EUA não adotou uma Igreja Estabelecida, ou seja, a Independência da Igreja em relação ao Estado, e vice e versa, é assegurada pela Constituição como forma de garantir as liberdades individuais dos cidadãos, sejam eles cristãos ou não. -- Com base na História que apresenta perseguições sangrentas da parte do Estado com o objetivo de impor um credo específico, consequência de uma Igreja Estabelecida, ou seja, de uma Igreja que se confunde com o Estado, a nação americana baseia seus fundamentos na liberdade e tolerância religiosa. O ''não estabelecimentarianismo" acaba sendo um propulsor de uma das principais bases do conservadorismo, que implica na liberdade individual.

A crença de que é possível que sejamos bons ou maus, justifica o fato de que o poder absoluto não deve ser dado a ninguém, pois, todos nós temos potencial de causar grandes danos e males uns aos outros. Por isso, para o conservador, a liberdade é defendida como necessária. Nós brasileiros temos uma cultura com forte tendência a uma devoção pelo Estado, ao ponto de esperar seu apadrinhamento, tanto norteador como uma espécie de dependência de absolvição papal. É como se esperássemos do Estado a definição de pecado, assim como a graça do perdão. Nossa gente não consegue desvincular o peso religioso que a História depositou no Estado. Também, por isso ainda hoje, é tão difícil para a maioria dos brasileiros compreender um conservadorismo isento de ritos religiosos. -- A nossa grande tendência em eleger líderes que se apresentam como a "personificação do bem", ignorando o seu potencial também para o mal, pode ser fruto de uma cultura que não sabe qual é a função do Estado, porque nunca aprendeu a diferenciar Igreja de Estado. É por isso que aqui nascem tantos ''salvadores da pátria'', e ídolos políticos passam a exercer através do Estado, o papel de um deus.

Um dos motivos que me fizeram não apenas seguir, mas também admirar a cosmovisão reformada está no fato de que ela reconhece o conceito bíblico de autoridade hierárquico. No topo da hierarquia está Deus, toda autoridade está Nele, qualquer autoridade que eu (ou qualquer ser humano) tenha, em alguma área da vida, é autoridade derivada, delegada, designada. Não é intrínseca, é extrínseca. É dada por Aquele que possui autoridade inerente. Dentro desta estrutura hierárquica, Deus, o Pai, dá toda autoridade no céu e na terra a Cristo, Seu Filho. (Mat.28:18) -- Deus entronizou a Cristo como Rei dos reis. Portanto, se Cristo é o primeiro-ministro do universo, isso significa que todos os reis deste mundo têm um Rei que reina sobre eles, e que todos os senhores terrenos têm um Senhor superior a quem eles devem prestar contas.

Crer que toda autoridade é sujeita a Deus, é compreender que seja a Igreja, ou o Estado, ambos estão sob o Governo divino, pois são ordenados por Ele. Nesse contexto cabe ao Estado proteger, dar segurança aos indivíduos e aos seus bens, seria o mesmo que promover justiça e punir o mal. Enquanto a Igreja é chamada a ser um crítico do Estado, quando este falha em obedecer ao seu mandato debaixo da autoridade de Deus.

Na cultura contemporânea, a separação entre Estado e Igreja chegou a significar que o governo governa sem levar a Deus em consideração, o que constitucionalmente nos EUA, a idéia não se sustenta. Tanto lá, como também aqui, um Estado laico, não significa um Estado ateu.

É certo que o Mayflower, do século XVII, era estritamente cristão, mas não a Constituição ou a Declaração de Independência. Houve cristãos, e não cristãos envolvidos, porém o texto é claramente teísta, ou seja, como dito inicialmente, os Estados Unidos foram fundados sobre o princípio de que tanto o Estado quanto a Igreja estavam sob o Governo de Deus. No livrinho do Reverendo Dr. R.C. Sproul: "Qual a relação entre Igreja e Estado?", fica claro que a base da cultura americana está diretamente ligada a uma cosmovisão reformada, embora, claro, como já destacado, os EUA tenha sido fundado por cristãos e não cristãos. Mas, ao compreender a cosmovisão reformada, fica nítido sua direta influencia na cultura da nação americana, e o porque do Bible Belt (Cinturão Bíblico da América), ser, até hoje, o alicerce conservador do país. Pra quem não sabe o que significa Bible Belt, resumidamente, é uma composição de Estados Americanos que oriunda das fundações coloniais do protestantismo; a origem de seu nome deriva da grande importância da Bíblia entre os protestantes. -- Estados que maior parte do seu território se encontram dentro do Cinturão Bíblico: Virginia, Texas, Missouri, Oklahoma e Louisiana.

Ps: Nos EUA vemos puritanos chegando com intenção de que a vida na nova terra seria ler a Bíblia, orar e trabalhar, nutriam um sonho de construir uma nova pátria, onde tivessem liberdade de culto. Na cosmovisão reformada por exemplo, a maneira com que a religião calvinista valorizava o trabalho, a poupança, o lucro e a usura, influencia diretamente na forma com que o indivíduo entende a função do Estado de proteger, dar segurança aos indivíduos e aos seus bens. Isso influenciou também, o livre comércio. 
•°o.O Postado por Cris Corrêa O.o°•

Nenhum comentário:

Postar um comentário

•°o.O Blog Frenesi O.o°•

Deixe seu delírio frenético registrado aqui...

Related Posts with Thumbnails