Páginas

domingo, novembro 08, 2015

Amizade desinteressada. Raridade.

Quantos amigos você tem?

“Dos amores humanos, o menos egoísta, o mais puro e desinteressado é o amor da amizade.” - Cícero

Amizade desinteressada é raridade. Nem todo mundo está disposto a construir relacionamento íntimo, amigo. Relacionar-se intimamente sem interesse, ou seja, sem esperar algo em troca. Disposto a dar, antes mesmo de pensar em receber. É uma raridade. Além do que, intimidade gera desprezo, acomoda e amortece o medo de decepcionar. E, quem está disposto a sobrepujar a desatenção? 

Só o amor constrói uma relação consistente que ultrapassa a superficialidade do próprio ser. Estar à vontade em ser você, sem desejo de impressionar para conquistar, exige entrega. E quem tem coragem de se entregar sem garantia de receber algo em troca? 

A falta de amor proporciona a busca interesseira. Busca-se algo que geralmente não está disposto a dar. É onde nascem as cobranças, as exigências, as mágoas ou mesmo o distanciamento. Ser sugado é desgastante. Assim como doar-se demais é cansativo. Aí a relação balança, esfria ou mesmo morre, porque amizade mesmo só funciona quando ambos querem se doar, sem interesse. Descobrem um no outro as qualidades que eles têm para admirar, os defeitos para suportar. A base forma-se no respeito, e a relação dura no amor. 

Amizade desinteressada é rara. Dificilmente não há uma procura por bem estar nas qualidades do outro, e ao descobrir alguns defeitos, a vantagem é afastar-se. E quem não quer ter vantagem?

Dificilmente você adentra na intimidade do outro, descobre seus medos, defeitos, e o ama por isso. Mas curiosamente espera ser amado sem ressalvas. 

Quem alimenta uma relação de amizade porque busca encontrar no outro solução para os seus problemas não quer um amigo, quer um estepe. É um interesseiro. Por isso doa-se muito pouco enquanto cobra (espera) demais. Quer ser servido, consolado, ouvido mas não quer servir, consolar e escutar. É o tipo de pessoa que até tem bons amigos mas nunca é de fato um amigo, dificilmente na angústia será um irmão. Afinal de contas, o que uma pessoa angustiada tem pra oferecer ao interesseiro? É por isso que as muitas amizades podem levar a ruína, mas há amigos mais chegados do que irmãos. (Provérbios 18:24)

Vale muito a pena tentar construir "amizade desinteressada", vivenciar o verdadeiro valor desse sentimento é privilégio de poucos. Até mesmo porque se você não espera muito do outro, decepciona-se menos e vive mais em paz consigo mesmo, consciente de que deu o teu melhor até onde o outro te deu espaço para dar. E se a relação acaba, não foi por falta do teu amor. Tanto que você está disposto a perdoar ou restabelecer a relação sempre que o outro precisar. Acontece que se o outro é interesseiro, quando não vê mais vantagens em alimentar a relação com você, depois de ter te sugado ao máximo, ele simplesmente te esquece. 

Já teve esse privilégio na vida? Dar e receber sem interesses. Ter amizades desinteressadas e ver na angústia nascer irmãos. -- Amigos são raríssimos, mas ultrapassam o tempo, duram para sempre. Por isso a amizade é uma relação muito preciosa. Ofereça amizade para alguém. Apenas ame. 
________________________
“Os que não podem conceber a Amizade como um amor substancial, mas apenas como um disfarce ou elaboração do Eros, atraiçoam o fato de que nunca tiveram um amigo.” - C. S. Lewis 

"A amizade verdadeira e genuína pressupõe uma participação intensa, puramente objectiva e completamente desinteressada no destino alheio; participação que, por sua vez, significa nos identificarmos de facto com o amigo." - Schopenhauer - Aforismos sobre a Sabedoria da Vida

"A Amizade é desnecessária - como a filosofia, como a arte, como o próprio universo (pois Deus não precisava criar). Ela não tem valor de sobrevivência; ela é, antes, uma das coisas que dão valor à sobrevivência." [de: Os Quatro Amores, pág. 100] C.S.Lewis


•°o.O Postado por Cris Corrêa O.o°•

Nenhum comentário:

Postar um comentário

•°o.O Blog Frenesi O.o°•

Deixe seu delírio frenético registrado aqui...

Related Posts with Thumbnails