Páginas

quinta-feira, novembro 26, 2015

Megalomania - Superficialidade cristã - A Retórica política e a Onda de Alter Ego Virtual


"Portanto, irmãos, esforçai-vos com dedicação cada vez maior, confirmando o chamado e a eleição com que fostes contemplados, pois se agirdes desse modo, jamais abandonareis a fé." II Pedro 1:10 

Já vi de tudo no meio cristão brasileiro. Mas nada foi tão assustador, e chato até agora, do que essa onda de alter ego virtual, os "pseudointelectuais cristãos políticos".

Há uma neura acompanhada de pedantismo facebookiano que está dando "gold status" a retórica política no meio cristão. Temos uma onda de críticos da pregação do Evangelho que não carrega retórica política. É como se fosse obsoleto o simples anunciar do Reino dos céus, diante da necessidade de falar dos reinos da terra. Já vi inclusive reverendos de peso sendo menosprezados por, segundo os críticos, não carregarem muitos vídeos no youtube de sermões de cunho político. Há aventureiros até abandonando a fé por acreditarem que há mais consciência política em outros lugares.

Existe a necessidade do meio cristão fazer exposição crítica referente a política? Claro! Aliás, como sempre venho falando aqui, não apenas a Igreja deve funcionar como crítica do Estado, mas principalmente ela deve apresentar uma cosmovisão teo-referente aos seus membros, sobretudo, porque o cristão está no mundo (embora o mesmo não seja dele). A Escritura fala que o cristão é tanto o sal, como a luz da terra. (Mateus 5:13-16)

A ''boa nova'' de Cristo traz conceitos transformadores que mudam o homem em todos os âmbitos de sua vida, e isso obviamente não exclui suas responsabilidades civis. O próprio conceito de ''mordomo de Deus'', implica em cuidar com zelo e fidelidade dos bens do seu Senhor, ou seja, o Senhor da Criação nos confiou tarefas a serem administradas, sejam elas sociais, familiares, econômicas ou mesmo políticas, é dever do cristão administrar tudo da melhor forma, caso contrário torna-se infiel. Portanto, o senso do sagrado, o senso de responsabilidade e de profunda dependência de Deus, devem acompanhar o cristão. 

A questão é: a mera retórica política cristã é eficaz? Não. Principalmente se ela não passar de alguns posts no facebook. É apenas "palava solta", como meu próprio post por exemplo. A função do mordomo de Deus implica em uma dedicação bem mais significativa e eficiente, longe de toda megalomania, que no fundo denuncia a superficialidade de uma vida cristã dissimulada.

Há um ideal político cristão? Sim. -- Mas, diante da sua realidade sócio-politica, o ideal político cristão pode existir? Se sim. Como você pode contribuir de forma prática para que ele funcione? Se você não é capaz de lidar de forma prática com essa realidade, seu ideal político cristão não passará de utopia. E, aquele simples irmãozinho alienado que dobra os joelhos todas as noites e ora com fé para que Deus abençoe as autoridades ordenadas por Ele, é politicamente menos neutro do que você, que de peito estufado mantém um caso de amor com a própria consciência. 

Até parece que ultimamente ser cristão é o mesmo que ser contra o marxismo cultural, se identificar como "conservador de direita", demonizar os muçulmanos e ver meia dúzia de vídeos com palestras no youtube. É claro que é bom (e necessário), você estar atento a realidade que te cerca, o cristão precisa rejeitar tudo aquilo que não condiz com a Verdade que ele crê. Óbvio! Mas estão construindo um bezerro de ouro chamado "posicionamento político". E claro, a retórica política no facebook, inclusive a de cunho cristão, tem sido a reza com que o adoram. Só que ser cristão não é bem isso, jovem... Eis o motivo de Cristo ter se feito Servo humilde neste mundo. Você precisa servir: ''combater o bom combate, completar a corrida, perseverar na fé!" (II Timóteo 4:7).


•°o.O Postado por Cris Corrêa O.o°•

4 comentários:

  1. Muito bom Cris. É exatamente o que tenho pensando ultimamente. Não posso deixar de lembrar-me do texto bíblico que nos adverte "A fé sem obras é morta". Penso que ostentar um posicionamento político no facebook com unhas e dentes, mas não ser capaz - ou simplesmente não se importar - de fazer algo pela comunidade onde vive, seja no âmbito econômico, social, ensino, evangelismo ou simplesmente em orações, não é cumprir o mandato cultural de Deus em ir, fazer discípulos e cultivar a Terra conforme os Seus desígnios.

    Acompanho-te no facebook, mas confesso que apenas hoje parei para olhar seu blog com calma. Fiquei surpresa com sua idade - pensava que você tinha a minha, 22 rs - e feliz em saber que é Pedagoga, eu sou estudante. Deus te abençoe, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei bastante de sua opinião Cris, mas preciso ser sincero... o que acontece quando somos tão alienados, que precisamos de migalhas para conseguir ser capaz de pensar? Penso... e se um menino de menos de 10 anos, mesmo não tendo consciência de tudo o que lhe cerca, mesmo assim vê algo errado, ele reage, mesmo que seja infantil? Bem, é claro que eu infelizmente, não gosto de ver qualquer midia social postando coisas que vão continuar acontecendo, algumas ficarão bravas, e logo vão se esquecer, serão levadas a apoiar aos outros por serem amigos ou parentes próximos, e evitarão qualquer linha de pensamento que confronte o seu mundo ideal, e terminaram postando gatinhos e outros animais novinhos porque é fofinho, videos de escárnio ao próximo, ou postar fotos do próprio corpo. mas as pessoas começam a tentar fazer algo bom de alguma forma, nem que seja tola ou negativa. perdão por qualquer erro no comentário, Em mais, obrigado, e bom haver pessoas como você neste mundo. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em momento algum eu disse que o cristão não deve falar sobre política, ele deve sim, mas sempre pela perspectiva cristã, e não apenas falar, mas principalmente agir. Beijos

      Excluir

•°o.O Blog Frenesi O.o°•

Deixe seu delírio frenético registrado aqui...

Related Posts with Thumbnails