Páginas

quinta-feira, dezembro 01, 2011

Deus existe?

E aí povo: Deus existe? Calma, eu não quero que se empolguem em me responder. 

Mas é que tem tanta gnt que faz essa pergunta com tamanha arrogância, digna de boas gargalhadas. Não que eu me ache no direito de dizer o que se pode ou não questionar,  ou me sinta com o poder de dizer quem tem a liberdade, ou não, de questionar sobre. Mas é que a idéia de que essa é uma pergunta simples de se responder por conta da ciência, ou da ''lógica'', de teorias ou até mesmo da Bíblia, e o que quer que seja, é no mínimo engraçada. Grandes homens morreram com essa dúvida, outros tantos dedicaram suas vidas a provar que aquilo que acreditavam ser verdade em relação a questão, de fato o era. E a pergunta sobrevive...

Nunca foi provado que Deus existe. Esse fato por si só, na opinião de muitos já é o suficiente para qualquer tipo de divindade cair por terra. Mas também nunca foi provado que Ele não existe. Hum...

Eu até daria razão pra algumas pessoas, se acreditasse que o fato de não haverem provas, levasse-nos a concluir assim de forma simples a "não existência" daquilo que entendemos por divino, celestial, espiritual. Porém, nem tudo que existe é fruto do que se pode provar.

Temos o costume de crer apenas naquilo que vemos, ou ouvimos falar que alguém viu, queremos provas concretas para sustentar nossa credulidade em algo, ou alguém, em fatos ou teorias. Somos facilmente convencidos quando nos é apresentando algum argumento que nos parece verdadeiro. Mas isso não nos dá todas as respostas, nem nos leva a conhecer tudo que existe ou já existiu. E quem se coloca a negar este FATO não é digno de ser levado a sério.

Um exemplo tosco porém curioso e até bem simples sobre "conhecimento e existência", é o das estrelas. Bom,  quando se viaja para o Sul, na África, começam a ser observadas estrelas que não são vistas na Grécia. Sabemos que a constelação do Cruzeiro do Sul não pode ser vista por quem esta na Europa. Da mesma forma, nós, no Brasil, não podemos ver estrelas que estão próximas ao pólo Norte – como a constelação da Ursa. Isto é um fato, pois existem provas, mas nem todos têm conhecimento dessas provas, certo? Pois bem para àqueles que têm acesso a essa informação isso pode se tornar verdadeiro se estes se submeterem a crer na fonte que lhes apresentou tal fato. Quem teve o prazer de constatar por experiência própria, isso se torna uma "verdade verdadeira" com mais facilidade. E não nos esqueçamos dos leigos que podem ter avistado muitos “céus” sem ao menos perceber tal fato. 
Ter chego a esse conhecimento ou não, estas estrelas só poderão ser observadas partindo dos pontos específicos. A questão é: Um sul-africano jamais verá estrelas que brilham no céu da Grécia se não for até lá, ou então ele pode escolher acreditar em quem garante que isso é verdade. Ou ele pode morrer sem nunca nem ter ouvido falar que isso existe e, é possível. Mas as estrelas não irão deixar de brilhar. Bem simples.

Vejo as pessoas clamando pela lógica. Sim, a lógica depende do racional, pra quem não sabe, é uma disciplina que se insere em praticamente todos os campos do saber, mas ela só tem sentido enquanto meio de garantir que nosso pensamento proceda corretamente a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros. Tudo vai depender da linha de raciocínio lógico baseado em premissas e conclusões pra se chegar a "sua" resposta em relação a algo, neste caso a Deus. Argumentos dedutivos e indutivos podem me dar premissas pra que eu chegue a uma conclusão, tanto uns como outros admitem formas corretas e incorretas. Pra usar a lógica, ou pra ser "mais sensato", em relação a existência de Deus, eu não dependo de experiências empíricas, já que entraremos em questões metafísicas. Logo as premissas para esse assunto, servem apenas pra sustentar uma crença, seja ela teista ou não.

Já comeram Tostines? Alguém pode me responder se "Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?" - São os grandes mistérios da humanidade que perturbam as mentes mais dedicadas a "provar". Oi?

Não conhecemos tudo, não podemos ver tudo, não sabemos sobre tudo. Mas nem por isso as coisas deixam de existir e exercer suas funções. Kant concluiu que “os seres humanos não podem saber da essência das "coisas-em-sí", mas saber apenas das coisas segundo nossos esquemas mentais nos permitem aprender a experiência.” - Isso não descarta a possibilidade de que exista uma essência.

É muito engraçado ver como as pessoas perdem tempo tentando provar que Deus não existe, ou que Ele existe. É questão de fé. Seja teista ou ateísta, para agarrar-se a uma resposta depende de fé.
Mesmo que muitos entendam a fé como um ato de ignorância, ela esta presente em pessoas que acreditam em Deus, e também nas que não acreditam. Lembrando que a definição de fé é: uma adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro. Precisamos de fé pra acreditar em tudo que nos é apresentado, seja ligado a realidade palpável ou não. Sem contar com os nossos projetos, se não acreditarmos que podemos realiza-los, talvez nunca venhamos a realiza-los mesmo. A fé é também motivação.

Voltando ao assunto principal, esse é o tipo de questionamento que não tem fim, dependendo da ocasião acho válido que seja discutido e que tenhamos reflexões referentes a nossa existência e a existência de Deus. Mas dificilmente pode se chegar a uma resposta. No fim, tudo vai depender do ''crer''. Alguns escolhem crer que Deus existe, outros em crer na não existência Dele. Todos acabam crentes.

Só o fato de se importar com a existência ou não de um deus, já nos torna interessados em algo espiritual.

Já me fiz muitas perguntas, já me fizeram outras tantas. Mas eu sempre me baseio em duas perguntas que considero importantes:

QUEM É DEUS E QUAL É SEU CARATER e QUEM É O HOMEM?

Creio que jamais entenderemos ou conheceremos Deus em sua totalidade e/ou essência, por isso nos espelhamos no caráter de Cristo, o que nos é suficiente. Eis um dos motivos de Deus Se fazer homem, pra nos proporcionar uma proximidade. Buscando respostas pra essas perguntas, cheguei a muitas convicções em relação a Deus e quem eu sou diante da figura Dele. E resumidamente eu diria que: a Sua graça me basta.

Acredito que todo ser humano deva ir atrás de suas verdades. Eu achei a minha em Cristo. Mas sou do tipo que pensa que cada um segue a "sua verdade" como bem entender, ou deixar de entender.

E se não entendeu o trocadilho com a propaganda da Tostines, provavelmente você é muito novo. Mas acredite, Tostines existe, só não sei se
vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais. Sem contar com o fato de que também não sei se ainda vende mais. XD
Related Posts with Thumbnails