Páginas

quarta-feira, junho 16, 2010

Crentes Bastardos

Quem diria que depois do movimento desgovernado dos crentes extravagantes e toda bagagem de unção, profetadas e atos patéticos que os acompanharam durante os últimos anos veríamos um movimento oposto, porém em nada muito diferente a este. Diante de algumas observações que comecei a fazer a mais ou menos um ano atrás ficou inevitável abordar esse assunto.

O novo magote de ‘’crentes bastardos’’. Quem são eles?

Pessoas decepcionadas com os rumos do cristianismo que se tornaram desertores da ‘’igreja’’ por considerar a instituição corrompida, e de fato é, mas isso também não é assim nenhuma novidade, Kierkegaard que nos diga! De repente se lessem mais não ficariam tão surpresos com a institucionalização do cristianismo, ainda que essa questão deva ser combatida é preciso ter cautela(Tt.9-11), coerência só faz mal para o Dunga. Enfim, são crentes bastardos aqueles que se isolam em casa ficando cada vez mais amargurados, ou os que assumem papel de reformista cibernéticos do século XXI assumindo uma militância virtual se esquecendo de que a fé cristã precisa ser praticada e vivida; alguns chegam a criar Blog única e exclusivamente para criticar tudo que qualquer crente faz ou diz, condenam tudo e todos fazendo piada daquilo que é gospel. Mesmo sendo o mundo gospel a própria piada, ainda assim a moda agora é chacotear. Em muitos casos os crentes bastardos acabam sentindo-se os donos da verdade por enxergarem um pouco além dos demais, consideram ás vítima do falso evangelho pura ralé, chechelentos de Gezuz; por isso, portam-se como intelectuais da fé, e agem como se apenas eles possuíssem um propósito sincero em servir a Deus.

Como diria minha avó ou são 8 ou 80, parece que com o povo é de um extremo a outro. Porque apenas não se voltam para simplicidade que há em Cristo? Parece-me que ao invés disso um movimento oposto, mas também não tão Puro e Simples como deveria ser tem ganhado força. Infelizmente tenho visto que existe uma grande tendência entre crentes bastardos em assumir falta de compromisso cristão, confundindo a liberdade que há em Cristo no sentido de libertar-se de si mesmo com certa libertinagem mundana disfarçada de ''revolução ou reforma''. Trocar dogmas impostos pela instituição evangélica atual por conceitos do mundo moderno não irá fazer diferença.

O fato de o indivíduo sair fora de uma instituição falida não significa que ele estará automaticamente colaborando de alguma forma com o Reino de Deus. Muita gente esta entrando por esse caminho, sem parar pra refletir no que de fato é servir a Deus e estar de acordo com Sua Palavra(Jo.15:10).

O objetivo do Evangelho não é alimentar apenas uma fé individual, é também comunhão e é também compartilhar.

Quando a escolha é isolar-se em casa e viver desfrutando das amarguras geradas pelas feridas que a decepção com a ‘’igreja’’ tende a trazer, o resultado é depressão, e a fé aos poucos vai morrendo e pode acabar ajudando a matar outros(Hd12:14-15). Em relação a reunir-se em casa a preocupação fica voltada para o nascimento de uma fé estéril. De fato a reunião mais simples feita em casa com um grupo menor de pessoas é mais gostosa, também pode ser mais edificante, eu vivo essa experiência há 7 anos, porém é um ambiente propício á desenvolver uma fé compromissada apenas com a própria alimentação espiritual, esse tipo de preocupação individualista tende a gerar uma fé que não produz que não frutifica. Também pode ser uma das muitas formas existentes de criar heresias, principalmente quando se lê a Bíblia com ideias já formadas. É bom lembrar que reunir-se em casa, na rua, na praia ou em uma casinha de sapê sem o devido cuidado e compromisso com a Verdade é tão perigoso quanto ir a ‘’igreja’’.

Então, hoje meu recado é pra os crentes bastardos que entraram no movimento de discursar contra as atrocidades do mundo gospel achando que isso e nada mais do que isso fará alguma diferença. Evangelho também é convivência, então se a opção é viver em casa curtindo uma amargura é bom saber que a raiz de amargura, brotando, perturba, e por ela muitos se contaminam, além disso a fé sem obras é morta, assim como a fé de Abraão foi aperfeiçoada pelas obras, a nossa também é(Tg.2:21-22).

Se existe o desejo de fazer alguma diferença em relação àqueles que estão nas instituições esquentando banco ou pregando mentiras, se tem o desejo de lutar o bom combate então guardem a fé em Cristo, pratiquem-na, dêem frutos, e bons frutos. Ao contrário estarão do mesmo jeito daqueles a que tanto criticam, não produzindo nada que se aproveite. Cuidado com o machado!

‘’Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.’’ Tg.2:26


Por Cris Corrêa

10 comentários:

  1. Amém, irmã!
    Até outro dia eu estava assim, cheguei a questionar, cheguei a postar algumas coisas no meu blog, mas foi há um bom tempo, hoje estou fazendo "terapia", ou seja, estudos semanais (onde eu levo cada bordoada! Glória a Deus) na igreja onde frequanto cujo pastor é a inteligência em pessoa, diga-se de passagem. E estou muito feliz, estou crescendo e percebendo novamente o quanto é maravilhoso ser adulto e estar na casa de Deus exercendo os dois mandamentos de Jesus: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
    Bejão, fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. Ola Cris..
    Ótimo texto, na verdade estamos vivendo isso em toda parte, os frustrados com a instituição que a deixam e acabam por consequencia deixando a Cristo, não é de imaginar que na maioria das vezes os discursos são os mesmos, ou sai da igreja ou sai e constitui outra, com ritos e dogmas tão ridiculos quanto...
    Enfim, penso que esta situação passa pela cabeça de todos nós, que as vezes parece clamar em meio a um deserto, mas eu acredito que ainda exista aqueles 7.000 que não se dobraram a Baal (Mamon) e estão aqui e ali, escondidos porque sua voz não ecoa, mas que no tempo certo serão importantes, pois não abandonaram o barco e serão agentes de mudança..
    No mais, se vc permitir gostaria de reproduzir seu texto no meu blog...http://desfrutandodagraca.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente as pessoas tendem a entender errado os reais motivos daquilo que esta sendo ensinado, e pelo visto desta vez não será diferente.

    ResponderExcluir
  4. Cara, esse texto me fez pensar demais na galera da AE. Hahaha! Gostei muito da sua reflexão... vou ver se posto alguma coisa lá no tópico da AE. Saudade de te ler... beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Cris

    Acho que seu texto ve apenas um lado da questão e ja começa com um titulo ofensivo.

    Cada "bastardo" da instituição ( que em si é uma prostituta, mas graças a Deus, não bastardo da igreja verdadeira q é o corpo de Cristo) tem sua história e razão pra ter se tornado assim

    particularmente não estou amargurado em casa, procuro ter contato com outros cristãos, sendo de instituição ou não. Com alguns deles, procuramos discutir de maneira sincera e coerente varios assuntos e inclusive a questão levantada em seu texto de não nos tornarmos senhores da razão, mas por outro lado esse é justamente o motivo q fizeram alguns sair da "igreja", a instituição se sente senhora da razão e detentora da verdade bíblica.

    Ora e o que é a obra de Deus, produzir bons frutos pra você? seja clara, pois creio e vejo muitos irmãos fora da instituição servindo a Deus de maneira livre e verdadeira.

    A igreja evangélica brasileira encontra-se (na minha opinião) numa situação bem pior que a dinamarquesa na época de Kierkegaard, pois além da falta de vivência prática do evangelho - algo q vc diz ocorrer entre os bastardos, mas eu digo que na maioria das igrejas, vemos os crentes evolvidos em atividades que meramente mantém a estrutura da instituição e isso pra mim não é obra de Deus - apresenta varias heresias ou um fundamentalismo sem coração.

    Um abraço até mais

    ResponderExcluir
  6. Acho q a visão do que é a igreja ficou meio distorcida nesse texto. Dependendo da visão, do que é essa "instituição" ou de que ela só existe quando é uma "instituição", muda muito a compreensão...em minha opinião acho bom bom ter pessoas livres de instituições e doutrinas malucas. Não sei a que ponto fazer parte de uma igreja influencia na obra que eu faço, ou na minha fé.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto. Não tinha parado pra ver minha situação dessa maneira. Mas ainda discordo de varios pontos do que você falou.

    A antiga igreja era composta por pequeninos grupos, não reuniões massivas em praça pública, e nem por isso Jesus deixava de mover seus pauzinhos (Cristo mesmo ja dizia: onde dois ou mais estiverem bla bla bla). Então falar que pequenos grupos estão a par de cometer heresias e tal, podemos concluir então que a igreja foi formada em heresias.(?)

    Viver o evangelho não é e nunca foi frequentar o predio chamado igreja, mas CONCORDO que a comunhão e a congregação são VITAIS para o cristão.

    Você falou exatamente como me sinto, os outros crentes pra mim são ralé, e eu consigo olhar além deles! Me sinto muito mais feliz hoje do que nunca fui dentro da igreja. Minha fé não é morta, só não é CEGA, insana. Eu estou à disposição dos meus amigos para fazer bem para eles, ajudar o próximo necessitado sempre que puder e tiver oportunidade, e não ficar que nem um bobo entregando panfletos e gastando saliva "Irmão, vc conhece Jesus? Jesus lhe ama!" com pessoas que talvez estejam MUITO MAIS FELIZ do que eu, esse é o cristianismo que eu sigo.

    As pessoas não precisam frequentar o PREDIO para serem abençoadas. Precisam ser alcançadas pelo CORPO que somos NÓS, só que para isso, elas tem que nos respeitar! E ninguém respeita o crente xiita que suicida pelo bem da sua religião. Que briga com familia, esquece os estudos, tudo pelo bem do predio! Que Jesus tenha misericórdia desses homens.

    Enfim, não quero extender mais meus argumentos. Tudo que eu tiro desse problema todo é: Fique onde você se sente mais feliz, seja igreja, seja grupinhos, seja sozinho em casa, mas seja feliz!

    ResponderExcluir
  8. Então RamX, primeiro que eu não disse em momento algum que pequenos grupos são fonte de heresias e sim que podem assim como a própria instituição religiosa também ser uma fonte ‘’de’’, se não houver o devido cuidado e o comprometimento com a Verdade de Cristo qualquer local, seja ele freqüentado por poucas ou muitas pessoas, pode ser uma fonte de heresia ou um veículo gerador de seita, concorda?

    Sou defensora de reuniões simples e de grupos pequenos, aliás não só defensora como freqüentadora, como cito no texto há 7 anos freqüento reuniões feitas em casa.

    É claro que a Igreja não foi formada em heresia, mas é certo que querendo formar ‘’igrejas’’ surgiram seitas, concorda?

    ’’Viver o evangelho não é e nunca foi frequentar o predio chamado igreja, mas CONCORDO que a comunhão e a congregação são VITAIS para o cristão.’’- Faço minha, as suas palavras.

    Não sei ao certo o que é felicidade pra vc, pra mim é apenas um estado que pode ser curto ou não, mas nunca continuo. Já pensei como vc que os ‘’outros crentes’’ são ralé, hoje enxergo diferente, os vejo como perdidos, talvez tenham recebido a ‘’unção’’ da barata tonta rs...mas falando sério não os vejo mais como ralé os vejo como eu já fui um dia, e isso me leva a ter um pouco mais de paciência em relação a certas ‘’insanidades’’.

    Fico feliz por sua fé não ser morta, e nem cega.

    Sobre freqüentar prédios, bom também acredito que ninguém precise freqüenta-los pra ser abençoado até mesmo pq a benção de Deus pra nós se dá pela Graça através de Jesus Cristo, mas conheço pessoas que claramente dependem da instituição pra adquirir uma consciencia, ainda que seja mínima e até mesmo limitada, de Cristo. Por isso não posso assumir o papel de exterminador do futuro versus instituição, mas prezo por coerência na palavra e procuro orientar as pessoas sempre dentro daquilo que Cristo nos deixou, focando no que de fato Ele ensina, com bastante paciência e muito cuidado pra não matar ninguém.

    Fundamentalismo não faz bem pra ninguém, idolatria também não, então de fato assumir papel de terrorista de Gezuz em favor da ‘’igreja-instituição’’ ao invés de ajuntar, espalha.

    Não concordo com vc sobre usar como guia o sentir-se ‘’feliz’’, não pq eu não goste ou não acredite no estado de felicidade, pelo contrário justamente por considerar felicidade um estado é que não vejo coerência em usa-la como norteador da nossa comunhão ou da nossa própria fé. A fé não é sentimento é dom de Deus, estando feliz ou não o importante é que a Graça resplandeça também através das nossas vidas. Lembrando que as obras de um cristão são reflexo da graça em atos, atos estes que refletem no meio e diretamente nas pessoas.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom texto no sentido de reflexão sobre a dinâmica de espiritualidade cristão.

    Adauto César

    ResponderExcluir
  10. Cris foi realmente muito legal conversar com você. A verdade é que cada um de nós tem uma opinião...levo a felicidade como um grande ponto, por que como evangélico sempre fui "instruído" a fazer parte do povo "Mais feliz da Terra".

    É uma opinião minha, talvez você conheça exemplos melhores que o meu, mas conheço muitos evangélicos, que são cheios de si por serem evangélicos, e isso faz com que eles se achem melhores que os outros (assim como eu me sinto melhor que eles). Ontem mesmo discuti com um neopenteca, e bom...a discussão não levou a nada, porque ele fala coisas que eu ja escutei..e eu falo coisas as quais ele não escuta FIM!

    Gostei mesmo do seu texto, me fez ver as coisas de uma maneira diferente, na verdade me fez abrir os olhos pra exatamente como EU vejo as coisas. E quando eu disse "seja feliz" não quis citar o estado, mas quis falar de se sentir bem. Não passo 24 horas do meu dia sorrindo, apenas me sinto melhor e mais confortável fora da instituição do que dentro dela.

    Bom final de semana Cris ;)

    ResponderExcluir

•°o.O Blog Frenesi O.o°•

Deixe seu delírio frenético registrado aqui...

Related Posts with Thumbnails