Páginas

terça-feira, junho 01, 2010

Gincana da Copa

O Brasil busca a vitória e a conquista do hexacampeonato na Copa do Mundo de Futebol – FIFA – 2010. Evento que enche o povo brasileiro de emoção e alegria, tornando–o uma grande torcida e, dada a importância que a mídia dá a esse evento, a Igreja não pode ignorar, principalmente nós que trabalhamos com crianças.

A proposta que vou expor aqui corresponde com o trabalho que estamos desenvolvendo na comunidade cristã que congrego. Para aproveitar a oportunidade de envolver as crianças em um único propósito, escolhi o tema da Copa do Mundo 2010 para abordar assuntos como: Missões Mundiais, Igreja Perseguida e o Respeito ás Diferenças.

GINCANA DA COPA

Dependendo da quantidade de crianças que estiverem envolvidas na gincana poderão ter 4 grupos. Use as cores da bandeira do Brasil para dividir os grupos: Verde, Amarelo, Azul e Branco. Eu estou trabalhando apenas com dois grupos: Verde e Amarelo.

A divisão dos grupos poderá ser feita através de sorteio, ou de forma a equilibrar as faixas etárias para manter certo equilíbrio entre os grupos.

É importante fazer um culto de abertura explicando como tudo funcionará, aproveite para expor os reais objetivos que envolverão a gincana. Nós fizemos rodadas de perguntas correspondentes ás histórias que vínhamos contando desde o início do ano, e estabelecemos as regras e contagem dos pontos.

Aproveite os dias que antecedem a Copa para trabalhar com as crianças, trazendo a conscientização de que ao mesmo tempo em que muitas pessoas estão torcendo pelos seus países, cristãos estão presos sofrendo, outros estão fugindo porque são proibidos de seguir a Cristo.

• Respeito ás Diferenças

A Copa é um evento esportivo que envolve diferentes países. Desenvolva jogos e brincadeiras mistas, fazendo com que as crianças trabalhem juntas, independente do grupo à que pertencem. Sempre lembrando de que o respeito é o mais importante.

• Trabalhando com a chave do Brasil - Grupo G
Uma sugestão de atividade pode ser a elaboração das bandeiras dos países que estão no grupo do Brasil. Reuna as crianças e ajude-as a confeccionar as bandeiras. Também é importante conhecer a cultura e a presença dos cristãos em cada país. 

É interessante conhecer os jogadores que professam a fé cristã. São eles:


Kaká (Ricardo Izecson dos Santos Leite)

Membro da Igreja Renascer em Cristo onde também foi ungido presbítero. Sua esposa, Caroline Celico, no ano passado cogitou abrir uma Igreja Renascer em Madri na Espanha. Após ser convocado Kaká agradeceu a Deus em seu twitter, Ele joga no Real Madrid, da Espanha.

Lúcio (Lucimar Ferreira da Silva)

Capitão da seleção brasileira, não temos a informação de qual Igreja Lúcio frequenta, mas é certo que suas declarações sempre colocam Deus na frente de sua vida. Em recente entrevista declarou: "Para mim a receita é aprender com Deus: Ele nos diz que tudo é passageiro" também falando no quadro do Globo Esporte "Na estrada com Galvão" ele disse: "A Bíblia para mim é um manual. Você tem instruções ali que Deus deixou bem claro para você usar no dia-a-dia...Eu procuro passar alegria para os meus filhos, um estilo de vida que Deus nos ensina". Joga na Inter de Milão, da Itália.

Felipe Melo Vicente de Carvalho

Em outubro do ano passado Felipe declarou ao jornal italiano La Stampa que seu maior sonho é ser diácono de sua igreja no Brasil, e que, em segundo lugar, quer ‘ser campeão da Itália e do mundo', na mesma entrevista disse que Deus o mudou "dentro e fora do campo" e que, graças a sua fé, agora se sente "mais maduro, mais tranquilo, melhor", porque não sente mais "vontade de brigar com as pessoas", como fazia antes "pelas ruas ou na boate". Atua pela Juventus, da Itália.


Luís Fabiano (Luís Fabiano Clemente) que seu maior sonho é ser diácono de sua igreja no Brasil, e que, em segundo lugar, quer ‘ser campeão da Itália e do mundo', na mesma entrevista disse que Deus o mudou "dentro e fora do campo" e que, graças a sua fé, agora se sente "mais maduro, mais tranquilo, melhor", porque não sente mais "vontade de brigar com as pessoas", como fazia antes "pelas ruas ou na boate". Atua pela Juventus, da Itália.

Em entrevista ao portal Terra, Lúcio respondeu sobre as reuniões com evangélicos na seleção, onde comentou que Luís Fabiano participava das mesmas por também ser evangélico. Após receber a notícia de sua convocação, agradeceu a Deus em seu twitter: "Alegria , alegria. Obrigado meu Deus". É jogador do Sevilha, da Espanha.

Há também outros jogadores como Daniel Alves (Barcelona, da Espanha), Gilberto Silva (Panathinakos, da Grécia) e Luisão (Benfica, de Portugal) que não temos informações concretas sobre suas crenças, mas podemos citar como evangélicos.

Jorginho (Jorge de Amorim Campos)

Auxiliar técnico de Dunga, segundo informações é o presidente do Ministério de Atletas de Cristo. Como jogador, entre outros títulos, foi tetracampeão mundial em 1994.

Compartilhe sobre a proibição de ‘’manifestações religiosas’’ que a FIFA estabeleceu para essa Copa, e promova reflexões sobre o assunto com as crianças. Saiba mais sobre o assunto: Gnotícias.com.br

A Revista Portas Abertas Junho 2010 traz boas matérias relacionadas aos cristãos e a Copa do Mundo. Confira: Campeões da Fé - A Igreja Perseguida na Copa do Mundo

• Primeiro Jogo: Brasil x Coréia do Norte

O mais importante do primeiro jogo da seleção brasileira é conhecer a história do seu adversário. A Coreia do Norte tem sido bastante sofrida, pesquise e leve as crianças a conhecerem mais sobre esse país. Depois desenvolva rodadas de brincadeiras e perguntas para tornar o aprendizado lúdico.

• Conhecendo a Igreja na Coréia do Norte

Atualmente, há quatro igrejas na cidade - duas protestantes, uma católica e outra ortodoxa -, mas são basicamente "igrejas de fachada", servindo à propaganda política.

Quase todos os cristãos na Coreia do Norte pertencem a igrejas não-registradas e clandestinas. O culto deles se constitui de um encontro "casual" de dois ou três deles em algum lugar público. Lá eles oram discretamente e trocam algumas palavras de encorajamento.

Ser cristão é perigoso na Coreia do Norte; por isso o país ocupa, pelo sexto ano consecutivo, a primeira posição na Classificação de países por perseguição. O Estado não hesita em torturar e matar qualquer um que possua uma Bíblia, esteja envolvido no ministério cristão, organize reuniões ilegais, ou até que tenha contato com outros cristãos (na China, por exemplo). Os cristãos que sobrevivem às torturas são enviados para os campos de concentração. Lá, as pessoas recebem diariamente alguns gramas de comida de má qualidade para sustentar o corpo que trabalha por 18 horas. A menos que aconteça um milagre, ninguém sai desses gigantes campos com vida.

Incentive as crianças a orar em favor dos nossos irmãos que se encontram nesse país e sofrem perseguição. É interessante também incentiva-los a escrever cartas denunciando essas políticas que vão contra a declaração dos direitos humanos.

Explore também a historia da Costa do Marfim e de Portugal. E conheça mais sobre a fé cristã nesses países. Você também pode pesquisar algumas brincadeiras típicas desses países para ensinar para as crianças.

Independente do Brasil ganhar ou perder os jogos, a gincana poderá continuar sempre focando nos cristãos espalhados pelo mundo, e em nossa fé em Cristo que ultrapassa barreiras, e na vitória das nossas vidas sobre as dificuldades do mundo, independente das vitórias ou derrotas dos nossos times de futebol ou da seleção do nosso país. O mais importante é que em Cristo somos mais que vencedores (Rm.8:37-39).

Use sua criatividade para elaborar brincadeiras, desenvolver jogos e atividades lúdicas relacionadas à Copa do Mundo 2010 segundo a visão de um cristão.

*Nossa gincana acontece todos os Sábados das 16:30 ás 18:00 Hrs, no próximo Sábado estaremos dando continuidade a Gincana da Copa vamos conhecer mais sobre os campeões da fé e vamos pintar a pracinha em frente a Igreja. Daqui uns dias postarei fotos desse trabalho.

Os cristãos da igreja sabem o que é ser parte de um time.
Não fique torcendo. Entre no jogo
 
Por Cris Corrêa

Um comentário:

  1. Oi,

    obrigada pela visita e pelo comentário.
    Quero fazer a parceria sim, como funciona?
    eu pego o seu banner e vc o meu, é isso?

    abraço

    ResponderExcluir

•°o.O Blog Frenesi O.o°•

Deixe seu delírio frenético registrado aqui...

Related Posts with Thumbnails