Páginas

quinta-feira, maio 27, 2010

PIERCING


Alguns estudos infundados afirmam que "o piercing colocado no nariz significa domínio e que seu sentido no mundo espiritual é uma distorção do caráter , um direcionamento que causa rebeldia e auto confiança muito exacerbada". Mas na realidade a Bíblia nos ensina que as únicas coisas que podem causar distorção de caráter são aquelas que estão relacionadas á desonestidade, infidelidade, soberba, falta de amor, ganância, promiscuidade, mentiras, e muitas outras atitudes que fazem o homem distanciar-se de Deus e tornar-se cada vez mais diferente de Cristo. Ou seja, a distorção de caráter reflete em atitudes e não na aparência.


"A proibição do piercing causa muito alvoroço no meio evangélico, principalmente entre adolescentes . A dúvida vem  por conta do medo de estar andando de acordo com o mundo."

Não há base Bíblica que sustente esse tipo de proibição. Mas proibir é mais fácil do que ensinar.

Durante minha adolescência fui uma garota muito rebelde e nada temente a Deus, curiosamente nunca usei um piercing naquela época. Pela Graça, já há alguns anos sou cristã comprometida com Cristo, há tempos atrás coloquei um piercing no nariz,  usei por  três anos e tirei no final do ano passado, não por questão espiritual mas por escolha pessoal. É importante destacar que em momento algum o uso do piercing interferiu em minha comunhão com Deus e muito menos com meu relacionamento com o próximo. O interessante é que considero o ano de 2.006 (ano em que havia colocado piercing) um dos períodos que mais cresci espiritualmente, foi um ano de muito aprendizado, e de bastante comunhão. Portanto creio que esse adereço não tem influencia espiritual NENHUMA, é apenas um enfeite como qualquer outro.

Como tenho visto muita gente preocupada em ser ou não algo proibido para o cristão resolvi escrever sobre o assunto.

• O tão usado Levítico 19:28, é ou não uma base Bíblica válida para condenação do piercing?

"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor."

Já adianto que não. Muitos religiosos usam esse versículo para proibição do uso do piercing, mas esquecem que isso foi uma lei estabelecida dentro de um contexto. Esquecem também de que o texto não proíbe apenas marcas no corpo, mas também proíbe os homens de cortar os cabelos. Vejamos o versículo 27:

‘’Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem desfigurareis os cantos da vossa barba.’’

Pergunto então, estariam todos os homens cristãos que cortam o cabelo e não usam barba, em profundo pecado? A velha expressão de que texto fora de contexto vira pretexto parece fazer bastante sentido.

Muitos estudos que proíbem o uso de piercing por cristãos usam Levítico 19:28 como base, mas ignoram os ver. 27 e 29. Eu me pergunto por que, e chego à conclusão de que é apenas pelo fato de que o homem adora inventar proibições inexistentes na Bíblia pra aprisionar as pessoas.

Em momento algum vemos Jesus, ou seus discípulos, principalmente Paulo, referindo-se a aparência como referencial de uma vida cristã, Paulo até chega a exortar as mulheres em relação aos enfeites exagerados e o uso do véu, mas tudo isso dentro de um contexto cultural, já como referencial de vida cristã, isso NUNCA.

• A Bíblia diz que temos que ser luz no mundo, isso significa, fazer a diferença. Usar piercing é ser mundano?

Para fazer diferença é preciso agir diferente, fato. Portanto devemos desprezar atitudes mundanas, elas estão relacionadas com a maneira de pensar e agir, se suas atitudes são conforme os padrões que o mundo impõe, então você esta sendo mundano. Mas isso esta ligado ás atitudes e não á aparência.

A questão do piercing é primeiramente cultural, já que em muitos países é comum o uso de pendentes no nariz ou em outras partes do corpo, como na Índia que é comum o uso de muitos brincos em várias regiões do corpo, também em Gana, onde é comum mulheres aumentarem o comprimento do pescoço com o uso de coleiras de metal. Em segundo lugar é questão pessoal, pois também corresponde ao gosto de cada um, como aqui no Brasil, por exemplo, usa quem acha legal ou bonito. Dizer que é uma questão espiritual é inventar doutrina, a Palavra não condena o uso disso ou daquilo, afirmar que piercing é proibido pela Bíblia é algo totalmente infundado e imaturo.

Tatuagem, roupas, piercing, brincos, cabelos curtos ou compridos é algo extremamente pessoal, é gosto, ou falta dele. Em momento algum Cristo apresenta algum tipo de ‘’roupa padrão’’ para um cristão ser identificado, a Palavra de Deus sempre aponta para as atitudes, é nosso comportamento que nos identifica como seguidores de Cristo.

Basear-se na aparência das pessoas leva a julgar de forma preconceituosa. Se nós os cristãos nos prendermos á isso, deixaremos de alcançar vidas.

Jesus veio trazer salvação á todos os povos, Deus não faz acepção de pessoas, é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo (At.10:34-35). Portanto julgar pela aparência além de ser uma espécie de preconceito, também é um pensamento “não-cristão”.

Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça (Jo.7:24) .

É certo que o cristão deve saber o que é descente e assim vestir-se, agora ‘’estilo’’ de roupas e uso de adereços é do costume e gosto de cada um. Minha mãe sempre diz que “tudo que é demais, é sobra”; então acredito que prezar pelo que é descente e usar de moderação na hora de vestir-se ou de escolher seus adereços não faz mal a ninguém. 

• COM ADOLESCENTE É DIFERENTE!

Adolescente precisa respeitar a vontade dos pais, portanto o piercing para adoles entra  como questão de obediência. Se os pais condenam, então o uso desse adereço passa a ser ‘’proibido’’, já que adolescentes estão sobre a responsabilidade dos pais é preciso respeita-los. Se não existir respeito, vira pecado de rebeldia. Portanto fica a dica.


Por Cris Corrêa

3 comentários:

  1. Paz seja contigo

    De fato os evangélicos e outros gostam de tirar o pecado do coração e transmiti-lo para as roupas e acessorios. Ainda concordo que o coração de muitas pessoas é pecaminoso e a mente deturpa principios biblicos como o amor a justiça e o juízo, fazendo da vida uma lista de rudimentos que não podem salvar e nem purificar os que praticam tais coisas

    Permaneça na Graça e nela frutifique

    Seja bem vinda em meu blog e que possas ser edificado na Palavra

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    Nicodemos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cris

    Estava lendo casualmente esse texto e me lembrando que postei algo parecido sobre tatuagem. Se vc quiser dar uma espiada... http://reginafarias.blogspot.com/2010/04/tatuagem.html

    Aliás, muito do que escrevo enfoca essa neurose do religioso engessado que se esmera na performance de pseudo-piedoso que acha que sua salvação tá garantida já que ele segue (segue mesmo?!) as regrinhas básicas de sua denominação religiosa. Já o seu coração...

    E "pegam no pé" do jovem, como se nunca tivessem passado por outras fases da vida. Eu vejo isso de piercing, por exemplo, como uma coisa super normal, um comportamento. Só isso. Meu caçula, aos doze anos já usava brinco e um cabelo enorme- lindo, por sinal- e nunca se tornou um marginal. (Aliás o que tem de marginal engomadinho por aí...) Hoje ele tem 27 anos, cabelo curto e sem brinco mas pela própria escolha, ninguém impôs a atitude atual nem reprimiu a anterior. Seu coração nada tem a ver com nenhuma das duas performances. Outro, o de 30, colocou uma tatuagem enorme na parte interna do antebraço pouco abaixo da axila, justamente depois de sua real conversão, faz quase dez anos já. Escolha pessoal também.

    Ah e eu ainda coloco a minha um dia rsss

    Beijo,

    R.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vc pensa e cre assim de forma tão aberta Regina, eu diria na verdade de forma livre! Me sinto livre ao ver que Cristo faz revolução interna em nossas vidas e que isso independe da nossa ''beca''.

    Obrigada Hermes e Nicodemos pela visita.

    ResponderExcluir

•°o.O Blog Frenesi O.o°•

Deixe seu delírio frenético registrado aqui...

Related Posts with Thumbnails